Assis receberá segunda audiência pública do Orçamento

Audiências Públicas do Orçamento 2012
14/07/2011 20:00

Compartilhar:

São Francisco de Assis <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2011/20101123135617b2_2543.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Estação Parada das Artes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2011/assisESTAcaoPARADADASARTES.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No próximo dia 19/8, às 18h, será realizada na Câmara Municipal de Assis, no Sudoeste paulista, a segunda audiência pública para debater o Orçamento do Estado para 2012. A cidade é sede da Região de Governo que integra a Região Administrativa de Marília, com 51 municípios. Em Assis também está sediado o Consórcio Intermunicipal Vale do Paranapanema (Civap), composto por 21 cidades.

Assis está distante 448 km da capital, e tem como principal via de acesso a rodovia Raposo Tavares. A ocupação da área iniciou-se com o registro de lote, em 1885, por José Teodoro da Fonseca, um mineiro de Pouso Alegre.

Posteriormente, as terras foram divididas e vendidas. O capitão Francisco de Assis Nogueira, em 1º/7/1905, doou 80 alqueires de terras desmembradas da fazenda Taquaral para a construção de uma capela. O povoado deu origem à cidade, que recebeu o nome de Assis em homenagem ao seu fundador e ao santo de sua devoção, São Francisco de Assis.

A cidade conta hoje com cerca de 98 mil habitantes. A economia de Assis é baseada na pecuária de corte e no cultivo de soja, trigo, milho e cana-de-açúcar, além de um comércio forte que atrai compradores de toda a região e um pequeno parque industrial com destaque para as empresas de concreto. É ainda considerado um importante centro educacional e tecnológico por abrigar o curso superior de Biotecnologia, oferecido pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), e quatro estabelecimentos de ensino superior.



Marília



A cidade de Marília é a sede de sua Região Administrativa, que engloba as regiões de governo de Assis, Ourinhos e Tupã. Em 2010, contava com 216.684 habitantes, o que a torna a 14ª cidade do Estado de São Paulo em número de habitantes.

A cidade originou-se a partir da ocupação, em 1923, dos pioneiros Antônio Pereira da Silva e seu filho José Pereira da Silva, que deram à região o nome de Alto Cafezal. A família Nogueira, originária de Itapetininga, em 1927, loteou terras da fazenda Bonfim, dando início à cidade.

O nome Marília originou-se da prática da Companhia Paulista de Estradas de Ferro denominar seus ramais em ordem alfabética, cabendo à então Alto Cafezal a letra M. Vários nomes foram propostos, mas o então deputado Bento de Abreu Sampaio Vidal, proprietário de terras na região, após ler o livro Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga, sugeriu Marília.

A cidade de Marília foi criada em dezembro de 1926, ainda como um distrito de Cafelândia. Em 1928 foi elevada à categoria de município, sendo que sua instalação oficial deu-se em 4/4/1929, data em que é comemorado seu aniversário.

No início, a economia de Marília era baseada no cultivo de café, que com o tempo foi sendo substituído pelo algodão. Graças ao algodão, em 1934 e 1935 foram instaladas as duas primeiras indústrias no município.

Desde a década de 1940 o município se firmou como polo de desenvolvimento do Oeste paulista, quando se verificou um grande crescimento urbano e populacional. É hoje conhecida como a Capital Nacional do Alimento.

Marília recebeu grande imigração japonesa e italiana. É também um centro regional de ensino superior com excelência na área de medicina, contando também com outras universidades e faculdades. O ensino técnico e tecnológico do município também tem grande destaque, atraindo milhares de estudantes de diversas partes do país.

alesp