Inaugurado aterro sanitário controlado em Barra Bonita


16/04/2008 20:30

Compartilhar:

Bittencourt discursa na inauguração do aterro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/BITTENCOURT ATERRO SANITARIO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Inaugurado aterro sanitário <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/BITTENCOURT ATERRO SANITARIO 1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Barra Bonita, cidade às margens do rio Tietê, está investindo no meio ambiente e apostando em decisões ecologicamente corretas. No dia 22/3, foi inaugurado o aterro sanitário controlado da região, substituindo o antigo lixão. A preocupação do prefeito da cidade, Mário Floriano Teixeira, é com a saúde pública. O deputado José Bittencourt (PDT) apoiou a iniciativa do prefeito e concordou com ele: "Os chamados lixões são amontoados de lixo num terreno, onde ninguém se importa com o que pode ocorrer em termos de saúde pública, mas em um aterro sanitário ecologicamente correto, há um grande cuidado em se recolher os líquidos gerados na fermentação do lixo e cobri-lo com terra, evitando assim danos à natureza e aos cidadãos".

Além disso, esses aterros são acompanhados de projetos, prevendo suas localizações sem prejudicar mananciais hídricos subterrâneos e superficiais. O solo da base é devidamente compactado e impermeabilizado pela própria argila ou com mantas de polietileno. O líquido da fermentação do lixo - chorume - é levado por um caminho estratégico e recebido por tubulações verticais e perfuradas, colocadas na massa do aterro para coleta dos gases gerados, estes destinados à simples queima.

Bittencourt acompanhou a inauguração e comentou: "implantar um aterro sanitário controlado é mais que uma iniciativa ecologicamente correta, é também ter em mente a responsabilidade social com a saúde pública, com a natureza e com a economia de recursos públicos, porque incentiva as pessoas a participarem de projetos de reciclagem, que incentiva a economia de embalagens e, principalmente, faz com que as pessoas se conscientizem de que somos todos responsáveis pela organização de nossas cidades e pela preservação do meio ambiente".



jbittencourt@al.sp.gov.br

alesp