O desafio das oposições

Opinião
05/10/2005 19:24

Compartilhar:

*Deputado Milton Flávio <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/MiltonFlavio7.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

As imagens de Lula e do PT estão abaladas, mas muito menos do que deveriam estar pelas lambanças a que deram curso governo e partido. Enganam-se, redondamente, os que crêem que o presidente é carta fora do baralho na eleição de 2006. Não é não. E aí reside o perigo. E também o grande desafio das oposições " não só delas ", mas de todos os que acreditam na democracia, como único regime capaz de gerar prosperidade, promover justiça, respeitar direitos individuais, valorizar o esforço e mérito pessoais.

É preciso provar por A + B que Lula e PT fazem mal ao país. Que longes do poder eles não terão como, ao menos ostensivamente, tramar contra a liberdade de imprensa e aparelhar de forma jamais vista o Estado brasileiro, em benefício de seu grupo. Que longes do poder eles não terão mais como impedir que, em período de calmaria no cenário internacional, como o que se teve até agora, ao longo dos últimos três anos, o país cresça efetivamente, gerando mais emprego, mais renda, mais justiça social. Que longes do poder eles não poderão mais, ao menos de forma ostensiva, privilegiar o compadrio vulgar em detrimento do mérito e do esforço continuado. Que longes do poder nossos ouvidos serão poupados, ao menos isso, da série diária de discursos a que o presidente da República nos submete, com o entusiasmo de animador de auditório.

A crise política provocada pelo envolvimento comprovado " ao contrário do que Lula quer nos fazer crer " de petistas de alto coturno com toda a sorte de práticas de corrupção feriu o partido e seu principal representante: o presidente da República. O lado positivo dessa lama toda é que até os mais puros de alma, salvo engano, já se deram conta de que ninguém, mas ninguém mesmo é dono da ética, que gente boa e vigaristas estão por toda parte, inclusive nos partidos políticos, especialmente naqueles que usam os fins para justificar os meios.

Também me parece claro que parcelas expressivas da sociedade começam a se dar conta de que o despreparo voluntário dos candidatos a salvador da pátria não pode resultar em coisa que preste. Nosso "Sassá Mutema" teve, sim, oportunidade de estudar. Qual o quê! Isso dá trabalho e urticária nos que dele fogem como o diabo da cruz. Ora, ninguém mais duvida de que Lula é um homem inteligente, embora ignorante. Para lhe falar a verdade, leitor, acho que ele é mais esperto que inteligente. Não é preconceito. É constatação.

Seu governo é um governo de improvisos. O Sistema Único de Saúde (SUS) piorou muito; a carga tributária não aumentou ainda mais porque a mobilização da sociedade impediu a aprovação da MP 232 (aquela que tirava mais dinheiro da classe média, que foi obrigada a trocar o registro na carteira profissional pela inscrição no CNPJ); a segurança pública vai de mal a pior, porque o propalado Plano de Segurança não saiu do papel, a exemplo da maioria dos presídios que o governo federal, sob Lula, iria construir.

A lista é extensa. Mas o que quero dizer é o seguinte: o PT e o governo Lula vão abusar da mentira deslavada para tentar convencer as pessoas de que eles " em termos de ética " são exatamente iguais aos outros. Não é verdade. Mas a tese encontrará guarida em diversos setores da sociedade. O que é preciso evidenciar aos eleitores " e esta é tarefa da oposição " é que o despreparo, a mentira e a falta de projetos para o país impedem nosso progresso e realimentam vigorosamente a corrupção. Afinal, quem não tem argumentos compra apoios. Com o nosso dinheiro.

Milton Flávio é professor de Urologia da Unesp, deputado estadual pelo PSDB e vice-líder do governo na Assembléia Legislativa de São Paulo

www.miltonflavio.org

miltonflavio@al.sp.gov.br

alesp