Creche da Alesp retorna a seu espaço com instalações reformadas


22/09/2008 18:05

Compartilhar:

A creche da Alesp atende 34 crianças, filhos de servidores da Casa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2008/creche1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A creche da Assembléia Legislativa voltou a funcionar em sua sede, na rua Abílio Soares, ao lado do Palácio 9 de Julho, nesta segunda-feira, 22/9, após passar por ampla reforma em suas instalações. O serviço atendeu provisoriamente em imóvel alugado localizado nas proximidades do legislativo.

Segundo a diretora do serviço, a pedagoga Ana Maria Machado Soares, as obras deram mais funcionalidade ao atendimento às crianças e proporcionaram a otimização dos espaços. Para ela, porém, a maior satisfação veio com a reconquista do espaço, de acesso mais fácil para os pais (a sede fora transferida em abril de 2006, em função da construção do prédio anexo ao Palácio 9 de Julho).

Atualmente, a creche da Alesp atende 34 crianças, filhos de servidores da Casa, de 2ª a 6ª feira, das 8h às 20h. Recebe alunos a partir de seis meses até o semestre em que completam quatro anos.

Trabalham no serviço 18 funcionários, distribuídos em jornadas de dois turnos: um diretor técnico, uma pedagoga, uma psicóloga, uma técnica em nutrição, uma técnica em enfermagem, uma secretária, oito educadoras infantis e quatro auxiliares de cozinha.

Além do caráter assistencial, a creche exerce a função pedagógica, explica a coordenadora Silvana Maria Paroni. Para tanto, a Alesp firmou parceria com o projeto Sigma, que fornece ao serviço material didático a ser utilizado pelas crianças, além de treinamento para os educadores.

Segundo Silvana, o objetivo não é apressar a alfabetização, mas dar à criança a oportunidade de vivenciar experiências básicas que envolvem a linguagem oral e escrita, compreensão de valores e sentimentos, a natureza e a sociedade, ciências naturais, movimento e arte. O projeto pretende também estimular a interação com as famílias das crianças: "os pais são periodicamente consultados sobre a forma como a criança respondeu a determinado exercício", conta Silvana.



História



O Serviço Técnico de Creche, da Divisão de Saúde e Assistência ao Servidor, subordinada ao Departamento de Recursos Humanos da Assembléia, foi uma conquista, fruto da mobilização de deputadas e funcionárias da Alesp. Em maio de 1979, a então deputada Irma Passoni liderou a reivindicação de funcionárias e deputadas para a criação um local adequado para deixar e amamentar as crianças.

A creche funcionou provisoriamente no mesmo local do serviço médico da Casa e, após um período de 14 meses, foi instalada em uma casa na avenida Brigadeiro Luis Antônio. Paralelamente, começou a ser construída a sede atual da creche.

"É compromisso da creche atender de forma integral a criança, em seus aspectos físico (alimentação, higiene e saúde), intelectual, psicológico, social e de segurança, complementando a ação da família durante o horário de trabalho de seus pais ou responsáveis", garante Ana Maria.

alesp