Fórum Brasil-França debate na Assembléia sustentabilidade e biocombustíveis
Aconteceu nesta quinta-feira, 23/10, o Seminário Energia Limpa: Mecanismos de Sustentabilidade e a Cooperação Franco-Brasileira, no Auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa.
O evento faz parte do Fórum Brasil-França, que discutiu as fontes de energias renováveis e mecanismos de sustentabilidade e tecnologias entre os dois países. O presidente do Salão Brasil em Paris, José Luiz de Paula Jr., disse que a aliança entre os dois países já é antiga e que, atualmente, são parceiros em diversas áreas como tecnologia, informática e, principalmente, biocombustíveis.
Segundo ele, é necessário que o Brasil valorize mais suas marcas, pois o país não tem o reconhecimento internacional de seus produtos, como é o caso do etanol, que não tem nenhuma marca referendando-o como um produto brasileiro.
Projetos da Petrobrás
A gerente de Energias Renováveis do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), Maria Cristina Saba, abriu o ciclo de palestras com o tema A estratégia da Petrobrás na Pesquisa e Desenvolvimento de Biocombustíveis. Na sua avaliação, diversos fatores contribuíram para que essa estratégia fosse desenvolvida, como o aquecimento global e o alto preço do petróleo combinado com a necessidade de reduzir a importação.
Maria Cristina disse também que são quatro os principais projetos que estão em desenvolvimento pela Petrobrás: H-Bio (utiliza o óleo vegetal), Biodiesel (utiliza grãos como soja, girassol e manona), Bioetanol (utiliza biomassa, ou seja, bagaço de cana de açúcar, restos de madeira etc) e Combustíveis Sintéticos (utiliza as mais variadas fontes como pneus, carvão etc).
De acordo com ela, os investimentos em tecnologias reduzem os custo para a produção do novo combustível. "No ano de 2007 foram produzidos 22 bilhões de litros de etanol, mas, se a tecnologia de reaproveitamento do bagaço já tivesse sido implantada, seriam produzidos 4,5 bilhões de litros a mais", afirmou.
Inovação tecnológica
A segunda palestra foi ministrada pelo professor Weber Amaral, da Universidade de São Paulo, sobre o tema: A importância da Inovação Tecnológica para a Sustentabilidade das cadeias de Biocombustíveis. O professor afirmou que os investimentos feitos em tecnologias ajudam não só porque estimulam novas descobertas, mas também porque valorizam as ações da empresa, propiciando o seu crescimento.
"O Brasil só ocupa a posição de liderança com os biocombustíveis porque investiu em tecnologia e isso obrigou o mercado interno a se adaptar ao tipo de tecnologia desenvolvida", disse Amaral. "Essa inovação foi a chave para a criação de um forte mercado interno representado, hoje, por 80 % de carros flex no país".
Marcelo Poppe, do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), esteve presente no evento atuando como moderador do seminário. Para ele, a produtividade do país não se dá apenas pelas condições de clima adequado, mas também graças ao investimento em tecnologias no setor.
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Solenidade homenageia Marco Nanini, grande ícone do teatro, cinema e da televisão brasileira
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações