Construção de CTI no Hospital Santo Amaro, em Guarujá


09/12/2009 16:58

Compartilhar:

Paulo Alexandre e Maria Antonieta de Brito<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2009/PAULOALEXCTI.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A prefeitura de Guarujá e deputados da região vão iniciar uma articulação política para viabilizar a construção do centro de terapia intensiva (CTI) do Hospital Santo Amaro. O primeiro passo será obter, do governo do Estado, destinação orçamentária de R$ 6 milhões para o projeto. Com a nova unidade, o hospital poderá ampliar de 5 para 10 leitos de atendimento destinados a pacientes em estado grave ou de casos de alta complexidade médica.

A estratégia para viabilizar o investimento foi discutida, no dia 7/12, em reunião do deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) com a prefeita Maria Antonieta de Brito. Do encontro também participaram o diretor regional de Saúde, José Ricardo Di Renzo, o deputado Bruno Covas (PSDB) e o secretário interino de Saúde de Guarujá, Marco Antonio Barbosa dos Reis.

Atualmente a unidade consegue oferecer atendimento à população graças ao contrato que a Associação Santamarense de Beneficência de Guarujá, instituição mantenedora do hospital, mantém com a prefeitura. Todo mês, o município repassa integralmente os recursos que recebe do Ministério da Saúde e mais 40% desse total, o equivalente a R$ 6,5 milhões.

"Ouvimos os técnicos da Secretaria Estadual da Saúde sobre possibilidades de mudança na gestão do hospital. Foram discutidas diversas propostas, inclusive a de gestão estadualizada e até da completa estadualização, mas, no momento, a melhor solução encontrada pela prefeita é a extensão do contrato que o município mantém com a irmandade, para não corrermos o risco de prejudicar o atendimento à população", explicou Paulo Alexandre.



pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp