CPTM promete acessibilidade nas estações em 18 meses


09/12/2009 17:12

Compartilhar:

Marcos Martins (à esq.) durante a reunião<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2009/MARCOSMARTINSCPTMv.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou, no dia 7/12, durante reunião com o deputado Marcos Martins (PT) e membros do Movimento das Pessoas com Deficiência de Carapicuíba, a entrega de obras para acessibilidade em 12 das 20 estações da Linha 8-Diamante, que liga Itapevi à estação Julio Prestes, no centro da capital, num prazo de 18 meses.

As reformulações motivaram requerimento do deputado petista, protocolado em agosto de 2007, cobrando da companhia as adequações e um prazo para conclusão das reformas.

Obras de acessibilidade em Itapevi e Engenheiro Cardoso, segundo a CPTM, já se iniciaram. Sagrado Coração, Jandira, Jardim Silveira, Jardim Belval, Barueri, General Miguel Costa, Quitaúna, Comandante Sampaio e Presidente Altino estão com projetos prontos, e a reestruturação das estações deve ocorrer no início do próximo ano. A única que a empresa não tem projeto para acessibilidade é para a estação Santa Terezinha.

"Todas as estações terão elevadores e banheiros adequados para a acessibilidade", anunciou Renato Penna, assistente técnico da CPTM. A acessibilidade atende, além das reivindicações dos portadores de deficiência, o Decreto Federal 5.296/2004, que estabelece 2014 como prazo final para que as estações garantam acessibilidade e espaços adequados e livres para população com deficiência.



mmartins@al.sp.gov.br

alesp