Assembléia homenageia o Instituto de Engenharia por seu 90º aniversário

História do instituto é marcada pela participação em importantes discussões nacionais
18/08/2006 17:24

Compartilhar:

Eduardo Lafraia, presidente do IE<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Sol90anosInstEngenharia Eng Dr Carlos Eduardo -mauri.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público da sessão solene que comemorou os 90 anos do Instituto de Engenharia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Solena IE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Eduardo Mendes Gonçalves, ex-presidente do IE<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Sol90anosInstEngenhariaEng Dr Carlos Eduardo-mauri.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em sessão solene realizada pela manhã, a Assembléia Legislativa homenageou nesta sexta-feira, 18/8, no auditório Franco Montoro, o Instituto de Engenharia (IE), pela comemoração do 90º aniversário da entidade. Fundado em 1916, o instituto tem como objetivos principais assistir e prestar serviços aos profissionais da área e às empresas que têm a engenharia como atividade principal.

Segundo o presidente do IE, Eduardo Lafraia, momentos como aquele do qual estavam participando serviam para relembrar a história e os feitos dos antecessores. Frisou, no entanto, que o IE tem também um compromisso com o futuro, alertando que "o Brasil precisa crescer exponencialmente".

Lafraia afirmou ainda que os membros do IE o integram apenas por convicção, pois não há qualquer norma que os obrigue a associar-se ao instituto. Lafraia destacou também a participação do IE não só em obras de engenharia mas também em importantes discussões nacionais, como a luta pela instituição do voto tal como ele é atualmente " geral, direto e secreto ", a recente redemocratização do país e os novos rumos da economia globalizada. "A mudança da sociedade brasileira se dá com a participação da própria sociedade. E o Instituto de Engenharia participa desse processo desde a sua fundação", destacou o presidente.

Além de parlamentares e autoridades estaduais e municipais, cerca de cem engenheiros estiveram presentes à solenidade, inclusive seis ex-presidentes do instituto, entre eles Carlos Eduardo Gonçalves, que destacou sua alegria por estar retornando à sede do Parlamento paulista depois de aproximadamente 40 anos. Gonçalves participou do projeto de construção do Palácio 9 de Julho. O ex-presidente lembrou ainda a participação do Instituto de Engenharia " e a dele próprio " na Revolução Constitucionalista de 1932, quando a entidade "organizou as delegacias técnicas, comandadas e dirigidas pelos engenheiros".

Segundo Gonçalves, essas delegacias, "além de fabricarem artefatos e munições, eram responsáveis pela logística das operações militares, pela organização da retaguarda, pelas comunicações, pelos suprimentos e pela mobilização da indústria". "Também contribuíram com o sangue derramado por seus heróis."

Eduardo Lafraia informou que para marcar seu 90º aniversário de fundação, o IE está promovendo um concurso para a criação do selo comemorativo da data, cujas inscrições vão até 31/8. O vencedor receberá o Prêmio Francisco Paula Souza, instituído pelo IE em homenagem ao primeiro presidente da entidade.

alesp