Preparando-se para voar

Parlamento Jovem
14/11/2003 18:35

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Gosta de ler, mas, quando perguntado se é do que mais gosta, ele sorri: não lê tanto assim. Estuda de manhã e trabalha à tarde, como office-boy.O que mais gosta de fazer é mesmo encontrar os amigos e conversar, inclusive sobre livros.

E como surgiu essa idéia, de um projeto sobre livros? "Se as pessoas doarem livros, CDs e revistas que não querem mais, estarão dando cultura para a população mais carente e, em troca, recebendo cultura por meio de bônus de desconto em eventos culturais. Elas dão cultura e recebem cultura." É assim que Leilandir Ednei Demarchi, jovem deputado da cidade paulista de Birigüi, resume seu projeto para o Parlamento Jovem: o Banco do Livro. Leilandir, 18 anos, do Partido da Cultura, acredita que o projeto incentivará a leitura e a difusão de conhecimento, já que revistas, CDs e livros que poderiam virar lixo vão ser aproveitados e cumprirão melhor sua função.

Pensando especialmente na população mais carente, já que os preços dificultam o acesso de todos, o projeto visa aumentar a oferta de bom material, atingindo precisamente aqueles que, gostando de ler, não o fazem por falta de condições financeiras.

Leilandir está no último ano do ensino médio. E o futuro? O futuro, para ele, está nas asas de um avião: Leilandir prepara-se, estudando muito, para os exames de ingresso na Aeronáutica, carreira militar que pretende seguir, com apoio dos pais.

alesp