Parlamentar pede instalação de telefones na Estação Juréia-Itatins


17/10/2005 15:04

Compartilhar:

Deputado Fausto Figueira e o diretor de Relações Regionais da Telefonica, Evair Morais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/FaustoEvairMorais.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Fausto Figueira (PT), 1º secretário da Assembléia Legislativa, solicitou ao diretor de Relações Regionais da Telefonica, Evair Morais, a instalação de quatro linhas telefônicas no interior da Estação Ecológica da Juréia-Itatins, localizada no Vale da Ribeira, sul do Estado. A entrega do pedido, em nome das comunidades nativas da Estação, aconteceu nesta quinta-feira, 13/10, no gabinete da 1ª Secretaria.

Fausto Figueira entregou também ao diretor da empresa cópia da autorização para a instalação das linhas telefônicas assinada pela diretora geral do Instituto Florestal, Maria Cecília Wey de Brito.

Figueira encaminhou indicações aos governos estadual e federal reforçando o pedido de instalação dos telefones. Segundo ele, "além de garantir a dignidade e a cidadania dessas pessoas, esse equipamento é de fundamental importância para a segurança o combate ao desmatamento e à exploração ilegal dos recursos naturais daquela região protegida".

O 1º secretário lembrou que a autorização é decorrência de encontro entre ele, os deputados Hamilton Pereira, Maria Lúcia Prandi, ambos do PT, e moradores da Estação com o secretário do Meio Ambiente, José Goldemberg, em 1º de setembro último, na sede da secretaria. No encontro, foi debatido o desmatamento de uma área de pelo menos 300 hectares, supostamente praticado por produtores de banana, no bairro do Despraiado, dentro dos limites da reserva ecológica, e pedida agilização na autorização de plantio de roças de subsistência das comunidades nativas.

Na ocasião, o presidente da União dos Moradores da Juréia (UMJ), Arnaldo Rodrigues das Neves Jr., defendeu a necessidade da instalação de linhas telefônicas para que os habitantes locais possam denunciar de pronto o desmatamento e a retirada ilegal de palmito.

ffigueira@al.sp.gov.br

alesp