Relatório de uma das maiores jazidas de argila do país


03/08/2009 18:02

Compartilhar:

Bragato, Alckmin, prefeitos de Panorama (esq), Paulicéia, Presidente Epitácio e a presidente do Incoesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/BRAGATOIPT.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin e o deputado Mauro Bragato (PSDB) entregaram em Panorama aos prefeitos do município de Paulicéia e Presidente Epitácio o relatório final do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) contendo os dados de uma das maiores reservas de argila do Brasil, calculada em torno de 135 milhões de toneladas.

As pesquisas do IPT foram financiadas pelo Secretaria de Desenvolvimento, por meio do Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios (Patem). Foram investidos cerca de R$ 351,5 mil para a realização dos trabalhos. Os levantamentos incluíram o reconhecimento geológico das áreas de pesquisas nos campos de Castilho e Campinal (distrito de Presidente Epitácio), a execução sistemática de sondagens, coleta de amostras e a caracterização tridimensional dos depósitos de argila encontrados.

Foram realizados 186 furos de sondagem a trado (rotação de um dispositivo cortante) na área de Castilho e outros 119 no distrito Campinal, além de análises granulométricas (tamanho dos grãos), ensaios cerâmicos, análise química e de raio-x. As informações coletadas foram reunidas, consolidadas e tratadas, permitindo a elaboração de mapas e do relatório final.

A região possui 95 microeempresas especializadas na produção de peças de cerâmica vermelha.



mbragato@al.sp.gov.br

alesp