São Roque, a "Terra do Vinho"


17/01/2008 18:29

Compartilhar:

Portal da cidade <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/v-saoroque1_r.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A cidade de São Roque foi fundada no dia 16 de agosto de 1657, mas começou como uma grande fazenda do capitão paulista Pedro Vaz de Barros, que pertencia a uma família de bandeirantes e sertanistas. Vaz de Barros também participou de diversas Bandeiras.

O fundador da cidade, também conhecido como Vaz Guaçú, contava com aproximadamente 1.200 índios que trabalhavam em suas terras, onde eram cultivados trigo e uva. Alguns anos após a morte de Vaz de Barros, seu irmão, Fernão Paes de Barros, se estabeleceu na mesma região, onde construiu uma casa e uma capela, que foram restauradas em 1945 pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a pedido do escritor Mário de Andrade, dono da propriedade.

Após um período difícil, o povoado originado por Pedro Vaz foi elevado à categoria de Freguesia no dia 15 de agosto de 1768, recebendo o nome de São Roque do Carambeí. No dia 10 de julho de 1832, a Freguesia foi elevada à categoria de vila, mas o progresso do local só começou em 1838, quando começaram as lavouras de milho, algodão, arroz, mandioca e farinha de mandioca, cana de açúcar e derivados, legumes e verduras.

Em março de 1846, seis anos após instalar-se na vila o destacamento da Guarda Nacional, Dom Pedro II e uma pequena comitiva permaneceram um dia na cidade de São Roque. Com a passagem de Dom Pedro II, Antonio Joaquim começou a se destacar no cenário político e, graças ao morador ilustre, São Roque foi elevada à categoria de cidade no dia 22 de abril de 1864.

Já em 1875 foi inaugurada a Estrada de Ferro Sorocabana, que ligou a cidade de São Paulo a São Roque e Sorocaba. Após alguns anos, em 1884, começou a grande chegada de imigrantes à cidade, fazendo com que as vinícolas aparecessem novamente e ganhassem força nos anos seguintes. Em 1924, a cidade já contava com 17.300 habitantes e foram produzidos 10 mil litros de vinho a cada ano.

Em 1990, devido ao seu grande potencial no cenário histórico, artístico, ecológico e cultural, São Roque foi transformada em estância turística.

Roteiro do Vinho

São Roque mantém a tradição de "Terra do Vinho" desde a vinda dos imigrantes italianos e portugueses no final do século XIX. Inúmeras vinícolas estão próximas à zona urbana, dentre as quais várias possuem estrutura com restaurante. Em algumas adegas é possível conhecer a produção (tonéis, engarrafamento, degustação e acervo de máquinas antigas na produção do vinho).



Igreja da Matriz de São Roque



Revela linhas arquitetônicas modernas, destacando-se as pinturas no teto e nas paredes, consideradas verdadeiras obras de arte, bem como seus vitrais em estilo mosaico. É a maior igreja dedicada a São Roque no Brasil, santo de origem francesa muito divulgado na Europa por ter realizado milagres em sua peregrinação de Montpellier a Roma.



Centro Cultural Brasital



Construída em 1890 pelo comendador Enrico Dell´Acqua, foi uma das primeiras indústrias têxteis do Estado de São Paulo. Atualmente abriga o Centro Cultural da Cidade de São Roque. São dez mil metros de área construída, rodeada por dez alqueires de muito verde onde tem uma trilha ecológica de 1.100 metros recortada pelo ribeirão Aracaí com cachoeira.



Morro do Cruzeiro



Elevação rochosa próxima ao centro. Visitado por peregrinos e turistas. No pico do Morro encontra-se uma cruz e a imagem de São Roque, o santo padroeiro do município.



Largo dos Mendes



Local onde acontece aos sábados e domingos a Feira de Artesanato, com exposição de artesanato. Grande área de lazer, com pista de skate e playground. Nos finais de semana acontecem eventos culturais e esportivos.



Morro do Saboó



Ponto mais elevado da cidade, aproximadamente mil metros de altitude, alcançada através de trilha com caminhada de nível médio, com vista privilegiada de toda região do seu topo, podendo em dias claros visualizar a cidade de Sorocaba que está a 40 km de São Roque.



Antiga Estação Ferroviária



Restaurada há pouco tempo, a Antiga Estação Ferroviária é sede da Guarda Municipal da Cidade de São Roque. Em modelo antigo, é de grande beleza.



Como chegar



Seguir pela rodovia Castelo Branco (SP-280), em direção a Sorocaba. Na saída 54B, entrar para São Roque, via SP-53.

alesp