Vacina contra varicela pode ser incluída no calendário oficial de vacinação


16/11/2005 10:29

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Amary

Em decorrência do número elevado de casos de crianças com catapora no Estado de São Paulo a deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) ingressou na Assembléia Legislativa com o Projeto de Lei 750/2005, que obriga a inclusão da vacina contra a varicela no Calendário de Vacinação do Estado. Só na capital paulista, até o mês de setembro deste ano, foram registrados 4.304 casos de pessoas contaminadas pelo vírus varicela-zóster, agente causador da doença. Esse número, segundo a parlamentar, é o dobro do registrado durante todo o ano de 2004.

Popularmente conhecida como catapora, a varicela é uma doença infecciosa aguda, altamente transmissível, sendo comum em crianças na faixa etária de 1 a 10 anos. "Na maioria dos casos, a doença evolui sem conseqüências mais sérias. Contudo, a varicela pode ter evolução grave e até causar a morte do paciente, principalmente quando ocorre em adultos e pessoas com imunodeficiência", explica a deputada.

A parlamentar argumenta que a vacinação regular pode, além de reduzir a ocorrência dos casos de catapora, resultar na erradicação da doença como aconteceu com a paralisia infantil. "Países que adotaram a vacinação sistemática das crianças acima de 1 ano de idade obtiveram uma queda significativa nos casos infecciosos e de óbitos", afirma.

A vacinação, conforme o projeto, será gratuita e obedecerá a critérios definidos na regulamentação a ser publicada pela Secretaria de Estado da Saúde. "O Estado tem a obrigação de cuidar da saúde pública e evitar que surtos endêmicos preocupem a população", afirma Maria Lúcia Amary.

mlamary@al.sp.gov.br

alesp