Museu de Arte da Assembléia recebe escultura de artista colombiano

Obra fez parte da 26ª Bienal Internacional de São Paulo
15/08/2005 15:26

Compartilhar:

Massarani, Manoel Francisco Pires da Costa, presidente da Fundação Bienal de São Paulo, presidente Rodrigo Garcia e o cônsul geral da Colômbia em São Paulo, Maurício Acero<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/escbiena36mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> A escultura "Enplaziamientos", de Juan Fernando Herrán, foi inaugurada nesta segunda-feira, no jardim do Palácio 9 de Julho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/escultbien33mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A escultura "Enplaziamientos", de Juan Fernando Herrán, foi inaugurada nesta segunda-feira, 15/8, às 11h, no jardim do Palácio 9 de Julho. A obra foi doada pela Fundação Bienal ao Museu da Escultura ao Ar Livre da Assembléia paulista. Herrán participou como artista convidado da 26ª Bienal Internacional de São Paulo e possui trabalhos em diversas coleções particulares e oficiais da Colômbia, Estados Unidos e Brasil.

A inauguração contou com a presença do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Rodrigo Garcia (PFL), do cônsul geral da Colômbia em São Paulo, Maurício Acero, e do presidente da Fundação Bienal de São Paulo, Manoel Francisco Pires da Costa, além de diversos artistas.

Para o superintendente do patrimônio cultural da Assembléia Legislativa, Emanuel von Lauenstein Massarani, a doação é muito significativa "pois o acervo ganha uma obra de um destacado artista, que tem realizado diversas exposições nos Estados Unidos, Europa e países da América do Sul".

Para o presidente da Fundação Bienal, Manoel Francisco Pires da Costa, a obra é "uma peça importante, que foi exposta na Bienal, de um artista engajado na vida social e política da Colômbia". Manoel Francisco elogiou também a iniciativa da Assembléia de criar seu espaço cultural e abri-lo para a cidade.

O cônsul da Colômbia, Maurício Acero, destacou que é uma honra para o governo do seu país e para seus artistas ter uma obra no acervo da Assembléia Legislativa.

Rodrigo Garcia, presidente do Legislativo, afirmou que a Mesa da Assembléia tem se esforçado, em conjunto com os parlamentares, para tornar o espaço do Legislativo cada vez acessível e interessante para a população. "Estamos em um local privilegiado, numa das regiões mais bonitas da cidade e queremos que, além de ser um espaço democrático de discussões políticas, a Assembléia possa ser um espaço de cultura", destacou.

Além de se referir a importância das mais de 800 obras de arte que estão expostas interna e externamente no Palácio 9 de Julho, Garcia afirmou que elas, como frutos de inspiração, dedicação e desprendimento destes artistas, possam inspirar também os parlamentares. "Com a criação do museu de arte do Parlamento paulista queremos estimular ainda mais as visitas monitoradas de alunos da rede pública, que além de conhecer os trabalhos legislativos, o trabalho das comissões, vão ter também oportunidade de conhecer o nosso acervo artístico", disse.

A obra

Nas palavras de Emanuel Massarani, a obra em concreto de Juan Fernando Herrán é uma escultura em que o artista colombiano, ao pesquisar tanto na arquitetura colonial das antigas fortificações ibéricas, construídas na América Latina, quanto na história da escultura moderna, conseguiu com poucos elementos criar uma obra construtivista.

Como o próprio autor explica, a "geometria tem gerado, através dos séculos, estratégias de defesa, controle e domínio territorial". Nessas condições, a inspiração do escultor se baseia nas formas e usos das fortificações, nascidas na sua maioria com a forma de uma estrela de cinco pontas.

alesp