Núcleo de educação se propõe a ser fórum de debate sobre o setor


20/05/2009 18:48

Compartilhar:

Lançamento do Núcleo Municipal de Educação do PSDB<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/nucleoedummy (4).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/nucleoedummy (3).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi realizado, no dia 19/5, na Assembleia de São Paulo, o lançamento do Núcleo Municipal de Educação do PSDB, por solicitação do deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).

De acordo com o coordenador do núcleo, André Falchi Bueno, o objetivo é que o órgão seja um grande fórum de debate sobre educação e um propositor de políticas públicas que visem a integração da escola, comunidade e organização partidária. "O PSDB tem tradição em política educacional. A criação do núcleo nada mais é do que uma consequência desta tradição", completou.

João Fiorine, também coordenador, registrou sua satisfação em participar da reunião e lembrou da luta pela redemocratização do país. "Esse núcleo de educadores foi crescendo e se oficializando", descreveu.

Para o vereador Gabriel Chalita, deve haver mais comunicação entre as pessoas dentro de um partido. "Precisamos se reunir mais, debater mais, e até brigar mais", disse. Chalita acredita que o núcleo deveria debater as bandeiras que o PSDB abraça. "Eu tenho uma bandeira convicta da escola em tempo integral", exemplificou.

De acordo com o deputado Pedro Tobias (PSDB), no Brasil não existe estrutura partidária. "Não adianta falar que está tudo bem, pois não está. Precisamos argumentar e discutir problemas partidários", afirmou.

Paulo Alexandre Barbosa acredita que falta discutir ideias, propostas e compartilhar conhecimento. "O núcleo vai cumprir esse importante papel", garante. Para ele, é preciso unificar o discurso, dialogar com a sociedade de maneira uniforme. "Não é permitido na sociedade atual dentro de um partido cada um defender uma ideia, precisamos falar a mesma língua", disse. De acordo com Barbosa, a história do PSDB pressupõe um convívio, diálogo e proximidade com a sociedade. "Espero que a gente possa construir o discurso do PSDB e colocar o partido onde ele merece, à frente do comando dessa nação", finalizou.

Segundo Rosalvo Salgueiro, membro da executiva do PSDB, o núcleo está nascendo e tem desafios muito importantes. "Precisamos levar o PSDB à população, esse jeito de enxergar o mundo, de construir o futuro na área da educação", falou. Para ele, é importante uma reflexão teórica, já que a reunião é também um espaço de convivência e fraternidade.

O chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Educação, Fernando Padula, que ingressou no partido em 1988, fez um relato de sua história e disse que viu o PSDB perder muitas eleições até chegar ao poder, em 1994. "O partido que universalizou o acesso à educação", defendeu. De acordo com Padula, o PSDB realizou uma série de ações absolutamente positivas, como o Bolsa Escola, e tem compromisso com o povo de São Paulo.

Também presente à reunião, o secretário de Estado do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, disse que a social democracia tem tudo a ver com a área social e com o trabalhador. "Cada vez mais o PSDB precisa se aproximar do mundo do trabalhador e das causas sociais, especialmente educação e saúde", proferiu. Para Alckmin, o Brasil não tem tradição de partidos, mas sim de personalismo. "Devemos ter partidos políticos, propostas, bandeiras, laços de lealdade, de companheirismo, de solidariedade", manifestou o secretário, registrando sua confiança no PSDB.

alesp