Secretaria de Estado da Saúde reforça monitoramento da gripe suína no Estado


07/05/2009 11:20

Compartilhar:

Edmir Chedid<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/EDMIRCHEDIDGRIPESUINA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Edmir Chedid (DEM) recebeu na quarta-feira, 29/4, comunicado da Secretaria de Estado da Saúde sobre o acompanhamento da gripe suína em São Paulo. De acordo com o documento, não há qualquer caso no Estado, até o presente momento, de pacientes com sintomas da doença.

Edmir Chedid explicou que a comunicação com a população tem sido uma das prioridades do governo do Estado para disseminação de informações sobre a ocorrência de casos em humanos de gripe suína e para orientação dos viajantes. A intenção é que exista esclarecimento correto sobre a situação da doença no Estado.

O parlamentar disse, também, que a situação da doença é acompanhada 24 horas por dia pela Secretaria de Estado da Saúde, que definiu um plano de emergência contra a gripe suína. Foram estabelecidas oito unidades que irão funcionar como referência para o atendimento de possíveis casos suspeitos de gripe suína no Estado, como o Hospital das Clínicas, o Instituto Emílio Ribas e o Hospital São Paulo, na capital e o Hospital Estadual Guilherme Álvaro, no litoral. No interior, há os HCs de Ribeirão Preto, Campinas, que poderá atender pacientes da Região Bragantina e do Circuito das Águas, e os hospitais de Bauru e de São José do Rio Preto.

A Secretaria de Estado da Saúde encaminhou às vigilâncias epidemiológicas municipais uma instrução normativa sobre como identificar e tratar casos suspeitos de gripe suína. Qualquer indício de suspeita deverá ser imediatamente comunicado ao CVE. "Apesar de parecer algo recente, lembro que a primeira epidemia deste tipo de gripe ocorreu em 1889. No Brasil, 65% da população foi infectado, levando a óbito 35, 2 mil pessoas", finalizou.



echedid@al.sp.gov.br

alesp