Museu de Arte - Através de uma arte pouco convencional Eliana Corinti Jordão idealiza seu paraíso terrestre


19/10/2009 14:16

Compartilhar:

A árvore em frutas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/ELIANACORINTIJORDAO-ARVORESEMFRUTAS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Eliana Corinti Jordão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/ELIANACORINTJORDAO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Mesmo conhecendo os inúmeros problemas de ordem técnica e estética da arte contemporânea ao longo de vários anos de pesquisas e experiências Eliana Corinti Jordão elaborou e aprofundou cada vez mais na busca de uma linguagem artística personalíssima, capaz de transmitir plenamente a sua visão da natureza e do mundo em que vive.

A artista realiza um tipo de arte que não é convencional pois utiliza diferentes técnicas na mesma obra, criando assim combinações não habitais. Uma de suas inovações lingüísticas mais validas nos é transmitida por introduzir minúsculas pedras de vidro na estrutura sintática do "pattern" visual. E o resultado é a criação de um verdadeiro micro-mosaico.

Com um traço forte e decisivo, alem de dar relevo com extrema energia aos planos das imagens, a artista consegue transmitir um ritmo à composição ao mesmo tempo em que cria uma síntese perfeita entre os elementos constitutivos da criação artística.

A mensagem referencial que Eliana Corinti Jordão transmite as suas obras é variadamente articulada e envolve tanto o ser humano quanto a natureza, não somente na sua dimensão psicológica e social mas também no seu próprio destino terreno, na sua condição existencial.

No micro mosaico "A arvore em frutas", doado ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, a artista sintetiza com rara felicidade a variedade da natureza onde os frutos, os mais diversos, nos transportam a um paraíso terrestre idealizado.



A Artista



Eliana Corinti Jordão, filha de imigrantes italianos, nasceu em São Paulo onde reside e instalou seu ateliê. Formada em administração de empresas, desde muito jovem manifestou sua vocação artística.

Impressionada com as obras existentes nos Museus do Vaticano e com a própria Catedral de São Pedro em Roma, tomou contato direto com a arte dos mosaicos. Aproveitou sua permanência na Itália para participar de diversos cursos voltados tanto para arte do mosaico quanto do vitral.

A partir de então passou a realizar viagens de estudo por diversos países da Europa na busca de novas técnicas e da utilização de materiais não convencionais.

Em sua trajetória artística tem participado de diversas exposições e salões de arte no Brasil e no exterior, sempre recebendo premiações significativas para suas criações.

Possui obras em diversas coleções particulares, oficiais e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp