Setor produtivo discute reforma tributária
A Frente Parlamentar de Apoio a Micro e Pequenas Empresas, coordenada pelos deputados Waldir Agnello (PTB) e Vicente Cândido (PT), se reuniu nesta quarta-feira, 14/10, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa, dando continuidade aos trabalhos propostos neste ano.
As reuniões quinzenais acontecem com a participação de várias entidades do setor produtivo, que tem discutido os dados levantados sobre as perdas de arrecadação do Estado por não glosar os produtos que entram de outros Estados com tributação inferior, provocando uma guerra fiscal e concorrência desleal. Vários setores da economia reconhecem que a substituição tributária ampliada desde 2007 deveria ter uma outra metodologia, pois têm gerado distorções em vários segmentos como construção civil, farmacêutico, alimentos e outros.
A burocracia também é outro item que tem tido uma ampla discussão, pois tem onerado muito os empreendedores. Existem estudos mostrando que o ICMS é um dos grandes vilões para prolongar o tempo gasto no cumprimento das legislações tributárias, devido ao grande número de diferenças no pagamento dos impostos estaduais, configurados com alíquotas e processos de cálculos diferentes nos vários estados.
A agenda da reunião desta quarta-feira também focou mais uma vez questões sobre o desenvolvimento econômico, programas de microcrédito e os grandes eventos programados para o país, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Compareceram à reunião os deputados Waldir Agnello e Vicente Cândido; João Carlos Missorino, da CNTUR; Antonio Saú Rodrigues, do Sindpan; Romeu Bueno Camargo e Fabio Pina, da Fecomércio; Maria Concepción Cabredo e Maria Alexandrina Mori, da Fiesp; Osmar Masson, do Sindipedras; Ricardo Leitão, do Sindifumo; Mauro Gallo e Carlos Pereira, do Fipecapi; Railson Vieira Lovres, do Sindivinhos-Jundiaí; Luciana Saraiva, da Anabel; e Julio César Durante, do Sebrae-SP.
wagnello@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Aposentados e pensionistas defendem restituição dos valores previdenciários descontados
- Língua geral paulista: antes do português, São Paulo tinha sua própria forma de comunicação
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Nota de pesar - Antonio Salim Curiati
- Deputado aciona MP contra exposição no MASP e pede apuração de possível ofensa religiosa
- Alesp aprova aumento de 10% para policiais militares, civis e técnico-científicos
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações