Sossego e tranquilidade em Nuporanga

Estâncias Paulistas
13/08/2010 19:08

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/nuporanga 3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/nuporanga 1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/nuporanga 2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Além de ganhar o noticiário como a 1ª cidade do Estado que terá votação biométrica na eleição deste ano, Nuporanga se destaca pelo seu clima e tranqüilidade, sendo considerada uma das estâncias climáticas paulistas.

Localizada no nordeste paulista, a 382 Km da capital, a pacata cidade de Nuporanga, onde no verão os termômetros variam de 20° a 25°, e no inverno tem temperatura media de 18C°, é ideal para quem quer descansar e fugir do estresse.

Cidade centenária, fundada em 1861, ainda mantém viva suas tradições através de festas e eventos. São destaques o Carnaporanga, carnaval animado com a saída de diversos blocos e bailes; a Fearten, feira de artesanato e culinária que acontece em setembro e reúne o melhor do artesanato local e especialidades da cozinha regional, e a Festa do Peão, que reúne as apresentações mais características e empolgantes do cultura rural, com rodeio, provas equestres, música e culinária.

O Centro Turístico Municipal tem ótima estrutura de lazer, com áreas para churrasco, parque infantil, local para a prática de caminhada é ótima opção para o visitante. Outro atrativo turístico são as capelas rurais: capela da Corredeira onde existe a tradicional Festa da Corredeira, realizada em outubro e a capela da Cruz do Vau, onde no dia 3/5 é realizada uma missa com quermesse.

O visitante não deve deixar de marcar em sua agenda a celebração de Corpus Christi, quando as ruas do município são cobertas por tapetes confeccionados com diversos materiais que retratam temas religiosos.

Quem gosta de compras não precisa esperar a Fearten, pois no 2° final de semana de cada mês ocorrem outras feiras menores, onde o público pode se deliciar com os quitutes da culinária local e comprar as excelentes peças de artesanato.

Entre as belas praças da cidade, a praça Eloi Lima é considerada uma das mais bonitas da região, onde se localiza a igreja matriz, o coreto e a fonte luminosa.



Eleições



O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) realizou de 1º de dezembro de 2009 a 19 de março deste ano o recadastramento biométrico dos eleitores do município de Nuporanga, na região de Ribeirão Preto. Isso permitirá que o município seja o único no Estado a ter votação biométrica nas eleições de 2010.

Dos 5.545 eleitores do município, 4.611 (83,16%) fizeram o recadastramento necessário para votar na nova urna. No registro biométrico, o eleitor é fotografado e tem coletadas as impressões digitais. A principal vantagem da biometria é o aumento da segurança no momento da identificação do eleitor.

Nuporanga foi escolhida para o recadastramento biométrico porque já iria passar por revisão do eleitorado, isto é, os eleitores já teriam que comparecer ao cartório para comprovar o domicílio na cidade.

Outra novidade para aumentar a segurança será a inclusão de fotos nos cadernos de votação, que serão utilizadas quando a identificação pela digital não for possível.

alesp