Guarujá e Rizhao se tornam cidades-irmãs


30/10/2008 17:08

Compartilhar:

Yang Jun, Farid e Haifa Madi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2008/HAIFA RIZHAO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A cidade de Rizhao, que detém o maior complexo portuário de minério de ferro da China, se tornou cidade-irmã de Guarujá, depois da assinatura de termo de cooperação entre os prefeitos dos dois municípios, nesta terça-feira, 28/10, no Paço Municipal Raphael Vitiello. Acompanhado por uma comitiva de empresários e autoridades chinesas, o prefeito de Rizhao, Yang Jun, foi recebido pelo prefeito de Guarujá, Farid Madi, e pela primeira-dama e deputada Haifa Madi (PDT).

A assinatura do acordo consolidou o interesse dos chineses, demonstrado durante a visita de representantes do Grupo Shandong Landbridge e da Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico (CBCDE) ao município, em agosto do ano passado. O termo assinado prevê mútua cooperação e intercâmbios nas áreas empresarial, turística, social e cultural.

O chefe do Executivo guarujaense lembrou que a movimentação portuária cria alguns conflitos para o município, como o trânsito de caminhões. Em função disso, ele explicou que a prefeitura está avançando em projetos voltados à área retroportuária e aeroportuária, buscando solucionar os problemas da melhor maneira possível.

O prefeito de Rizhao, Yang Jun, reforçou seu interesse em investir em Guarujá. Disse que, com a assinatura do acordo entre as cidades, tornando-as irmãs, será possível desenvolver parcerias e buscar oportunidades de negócios.



hmadi@al.sp.gov.br

alesp