O governo pode intervir em demarcação de terras indígenas


02/05/2011 12:17

Compartilhar:

Dr. Ulysses (2° à esq.) com a subsecretária Rose Corrêa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2011/DRULYSSESINDIOS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Secretaria Estadual da Casa Civil, por meio da subsecretária de Assuntos Parlamentares, Rosmary Corrêa (Delegada Rose), fez a promessa de ajuda ao deputado Dr. Ulysses (PV). O parlamentar, acompanhado dos prefeitos de Barão de Antonina, Francisco Neres de Meira, e de Itaporanga, José Carlos do Nute Rodrigues, entregou à delegada Rose o pedido de intervenção do governo estadual no processo de desapropriação de 3 mil e 500 alqueires para ocupação indígena nos dois municípios, instaurado pela Funai em novembro de 2007.

Em Barão de Antonina, a área pleiteada é de 2 mil alqueires, ou seja, 1/3 do território do município. Segundo o prefeito, há quatro anos não se faz mais negócio e o valor das terras caiu bastante. Já a área de Itaporanga é de 1.500 alqueires. Para o prefeito, o município também vai sofrer muito, porque dezenas de famílias vão deixar o campo, se a demarcação de terras for aprovada.

Agora, os moradores das duas cidades podem respirar um pouco mais aliviados. A subsecretária da Casa Civil garantiu que o pedido de intervenção no processo de demarcação será entregue à Secretaria Estadual de Justiça e Defesa da Cidadania. Rose Corrêa também acredita que a resposta para o problema sairá até o fim do primeiro semestre.

Dr. Ulysses ficou satisfeito com a resposta rápida da Delegada Rose para a situação de Barão de Antonina e Itaporanga. Para o deputado, essa é a função primordial do cargo: a representatividade. "É ela que cria a ponte entre as necessidades da comunidade e as possibilidades do governo estadual", afirmou o parlamentar.



ulyssestassinari@al.sp.gov.br

alesp