Frente parlamentar recebe relatório sobre a saúde regional


19/05/2011 09:53

Compartilhar:

André do Prado (de pé) na frente parlamentar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2011/ANDREDOPRADOTIETE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Levantamento realizado pelas secretarias municipais de Saúde do Alto Tietê foi apresentado na última segunda-feira, 16/5, na primeira reunião da Frente Parlamentar em Apoio aos Municípios do Alto Tietê, em Arujá.

O relatório de diagnóstico servirá de base para o plano de ação dos deputados estaduais que representam a região. De acordo com o levantamento, o déficit de leitos hospitalares da região, tanto gerais como de UTI, é fator alarmante. Os números apontam a necessidade de cerca de mais 900 leitos gerais (cirúrgico, clínico, obstétrico e pediátrico), com déficit de 52%, e de UTI, com déficit de 42%. A falta de leitos de UTI atinge todas as áreas: adulto, pediátrico e neonatal.

Atento às questões colocadas pelos secretários, o deputado André do Prado (PR) enfatizou que os dados confirmam a realidade sobre a saúde. Ressalvou, ainda, que o total de 90 leitos de UTI no Alto Tietê não supre a demanda da região. "A falta de leitos é um dos problemas mais preocupantes. A partir de agora, com o diagnóstico da saúde regional em mãos, vamos marcar uma audiência com o secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, para apresentar o balanço dos pontos problemáticos da saúde, nossas reivindicações e, diante disso, cobrarmos respostas rápidas", disse o parlamentar.(da)



andredoprado@al.sp.gov.br

alesp