Deputada jovem se reelege com projeto ambiental


10/11/2003 21:50

Compartilhar:

Priscila Cerri Imperatriz, deputada jovem, se reelege com projeto ambiental.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/priscila imperatriz.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

O futuro profissional de Priscila Cerri Imperatriz, 15 anos, ainda balança entre arquitetura e hotelaria. Mas a política é atividade importante, pelo menos no atual momento, para a jovem que cursa a primeira série do ensino médio no Liceu Albert Sabin, em Ribeirão Preto: ela se prepara para exercer, no dia 14 próximo, seu segundo mandato no Parlamento Jovem.

"Política é o que rege nossa sociedade", opina Priscila, que, por fidelidade partidária, continua no Partido da Natureza, pelo qual se elegeu, em 2000, com projeto que propunha a parceria entre poder público, universidades e empresas privadas na montagem e operação de usinas de reaproveitamento de lixo.

Na edição 2003 do Parlamento Jovem, Priscila defende a implantação de usinas geradoras de energia que utilizariam fontes alternativas, como a eólica, a da biomassa e a solar, entre outras.

"Apresentei este projeto porque a energia gerada pelas hidrelétricas pode um dia se esgotar, além prejudicar bastante a natureza", conta Priscila. A proposta da deputada jovem ratifica a necessidade da parceria poder público/iniciativa privada/universidade para procurar alternativas a um recurso esgotável. "Nosso Estado é um grande gerador dessas novas fontes de energia - a biomassa, por exemplo, é muito presente em Ribeirão Preto -, e nós não as utilizamos da forma como poderíamos."

Priscila considera fundamental a preocupação com a natureza, "que tem sofrido tantas agressões por parte daqueles que mais teriam que cuidar dela: nós, os seres humanos".

A base do projeto, que já idealizava há algum tempo e que foi escolhido por unanimidade em sua escola, Priscila encontrou na revista Superinteressante. Na Internet ela recolheu dados e informações sobre o tema. Mas a "família foi de extrema importância no processo de composição e a escola na estruturação do projeto", reconhece a estudante. A leitura e a discussão de temas importantes em família são comuns na casa de Priscila, que com freqüência lê a revista Veja e enumera, entre os livros que leu recentemente, O mundo de Sofia (do escritor Josten Gaarder) e A hora da estrela, de Clarice Lispector.

Ela é também uma observadora atenta do momento político atual e dos problemas que o país e sua cidade enfrentam. Ela vê no fim da impunidade um aspecto positivo da cena brasileira. "Penso que estamos no caminho certo para uma política cada vez mais honesta e de acordo com os interesses da população", diz.

Promovido anualmente pela Assembléia, o Parlamento Jovem, que está em sua quinta edição, é definido por Priscila como "um banho de cidadania". "Graças a essa iniciativa, pude vivenciar, por um dia, o trabalho que os deputados têm durante o ano inteiro para nos representar e defender nossos interesses." Ela espera também que o Parlamento Jovem continue sendo realizado, porque é um incentivo à participação dos estudantes. "Política é coisa séria, e também é de responsabilidade dos jovens", conclui.

alesp