Sorocaba inicia cadastramento de doadores de medula


20/05/2009 17:29

Compartilhar:

Antonio Carlos Nasi, Ricardo José Salim e Hamilton Pereira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/HAMILTONSOROCABAG.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em 14 de agosto será inaugurado o serviço de cadastramento de doadores de medula óssea em Sorocaba. A decisão foi tomada, no dia 18/5, em reunião realizada entre a ONG Asa Morena, o deputado Hamilton Pereira (PT), o diretor regional de saúde, Antonio Carlos Nasi, o diretor do Conjunto Hospitalar de Sorocaba, Ricardo José Salim, o superintendente da Associação Beneficente para Coleta de Sangue (Colsan), José Augusto Barreto, e os gerentes médico e administrativo do Hemonúcleo, Frederico Guimarães Brandão e Élide Corassini.

A partir desta data, o Hemonúcleo de Sorocaba, em parceria com a Asa Morena, passará a contar com um trabalho de conscientização de doadores de sangue sobre a importância da doação de medula óssea. "A Asa Morena recebeu treinamento e está apta a orientar doadores de sangue sobre detalhes do processo de transplante", explica Nerli Peres, uma das diretoras da ONG.

A Colsan, segundo Frederico Brandão, fará a coleta, o armazenamento e o envio do sangue para a Unicamp, onde será feito exame de compatibilidade entre possíveis doadores e pacientes. O cadastramento dos doadores no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) será realizado pela própria Unicamp.

A expectativa do diretor de saúde é de que o serviço de cadastramento de doadores de medula óssea também possa estimular o aumento do número de doadores de sangue assíduos.



hpereira@al.sp.gov.br

alesp