Munícipes questionam a criação de parque estadual


03/03/2010 19:53

Compartilhar:

 Paulo César Maffioletti<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/COMAGRICPauloCesarMaffioletti10mac.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Beth Sahão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/COMAGRIC Est. Beth Sahaao02mac.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Comissão de Agricultura e Pecuária da Assembleia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/COMAGRICMESAMAC 06.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Dado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/COMAGRICDepFedJoaoDado03mac.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Ricardo José da Costa Bruno<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/COMAGRICVerRicardoJosedaCostaBruno11MAC.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  André Rizzo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/COMAGRICAndreRizzo01MAC.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com a presença de moradores, produtores rurais e autoridades da região de Nazaré Paulista e de Bom Jesus dos Perdões, a Comissão de Agricultura e Pecuária da Assembleia realizou nesta quarta-feira, 3/3, audiência pública para discutir as implicações do Decreto 54.746/2009, que estabelece limitação administrativa provisória nas áreas que especifica na região das Serras de Itaberaba e de Itapetinga, no Estado.

Para falar a respeito, a comissão ouviu 12 manifestações de moradores de Nazaré Paulista e de Bom Jesus dos Perdões que, preocupados com as perdas que esse empreendimento acarretará em suas vidas, lembraram que na década de 1970 a Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Comasp), hoje Sabesp, desapropriou grande parte de Nazaré Paulista para a criação de uma represa que abasteceria a Região Metropolitana de São Paulo.

Na época, ressaltou José Luis Pinheiro, morador de Nazaré, as indenizações pagas às 1.500 famílias desapropriadas não foram suficientes para garantir condições satisfatórias de sobrevivência. Receoso de que as famílias novamente percam suas identidades, Pinheiro lembrou que a maioria dos desapropriados sucumbiu nas periferias. "Receio que as pessoas percam suas condições de sitiantes, deixem de ser produtores rurais, para se tornar párias nas periferias das cidades."

Assim como o presidente da Câmara Municipal de Bom Jesus dos Perdões, Ricardo Bruno, outros participantes ressaltaram que ninguém é contrário à criação de um parque. Para eles, um dos pontos principais é que o governo não tem condições de manter os parques já existentes. "Há décadas os moradores garantem a preservação ambiental da região", ratificou.

Para conhecer melhor a medida, os moradores de Nazaré Paulista e de Bom Jesus dos Perdões pedem a realização de audiência pública para que os representantes do governo esclareçam a população que tanto investiram em suas propriedades. Antes, porém, os parlamentares pretendem convidar o secretário do Meio Ambiente, Francisco Graziano Neto, para falar sobre o assunto na comissão. Estão agendadas audiências nos municípios de Guarulhos, Santa Isabel, Atibaia e Mairiporã, respectivamente para os dias 11, 12, 15 e 16/3.

A pedido de José Bittencourt (PDT), presidente da comissão, os documentos apresentados serão anexados em um processo para posterior elaboração de parecer.

alesp