Investimentos sociais e imobiliários garantem à Praia Grande posição de destaque no litoral paulista


Com população estimada em 250 mil habitantes e área de 145 km², a cidade de Praia Grande é uma das mais movimentadas praias do Brasil. Os 23 quilômetros de extensão da costa de Praia Grande é dividida em 11 praias: Forte, Boqueirão, Guilhermina, Aviação, Tupi, Ocian, Vila Mirim, Vila Caiçara, Jardim Real, Balneário Florida e Solemar. Na alta temporada, o município chega a receber mais de 1,5 milhão de turistas, quase cinco vezes a sua população fixa.
Apesar de pouco tempo de sua emancipação política, Praia Grande foi uma das primeiras regiões colonizadas pelos portugueses, o que se iniciou com a chegada de Martim Afonso, em 1532. A primeira vila fundada pelo explorador, enviado pela coroa portuguesa, foi justamente a de São Vicente, da qual Praia Grande fazia parte até 1967. Mesmo após sua emancipação o ritmo de crescimento da cidade ainda era considerado lento até que na década de 1980, quando a cidade ganhou novo impulso de investimentos com a inauguração da Ponte do Mar Pequeno (no trecho final da rodovia dos Imigrantes), ligando a ilha de São Vicente à cidade e resolvendo dois problemas de uma só vez: a obra desafogou o trânsito na saturada Ponte Pênsil e ligou o município à capital sem a necessidade de os turistas terem de passar pelas cidades de Santos e São Vicente. Dessa forma, Praia Grande passou a ser o balneário mais próximo da capital.
A proximidade com São Paulo trouxe, entretanto, alguns incovenientes para os turistas e para a população local em várias áreas sociais, como transporte, saneamento básico e turismo. Esse problema começou a ser revolvido na década de 1990, com a remodelação do sistema de transportes, a pavimentação de mais de 90% das ruas, a expansão da coleta de esgoto (até 2012 chegará em 100%), a reurbanização da orla da praia e dos principais pontos turísticos e a adoção de uma medida considerada polêmica por grande parte dos turistas: a proibição da entrada de ônibus de excursões sem prévia licença da prefeitura na cidade.
Infovia
Praia Grande foi pioneira no Brasil em instalar a Infovia, uma interligação em fibra ótica de todas as repartições públicas municipais, o que resultou em mais de 300 quilômetros de cabos instalados pelas principais ruas e avenidas da cidade. Com essa rede, também foi possível a instalação de mais de 1,2 mil câmeras de vídeo ao longo dos locais de maior movimento da cidade, bem como em prédios públicos e monumentos. Através dessas câmaras, toda a cidade é monitorada por uma central diretamente interligada com a Guarda Municipal e a Polícia Militar. Com isso, os índices de ocorrências policiais cairam cerca de 60%, e o de depredações em equipamentos públicos municipais em 40%.
Além do monitoramento, a Infovia também permite o acesso de dados a qualquer unidade de instituições públicas municipais em tempo real. Isto facilita, por exemplo, o atendimento médico, pois, antes mesmo de o paciente realizar a primeira consulta, o médico já terá acesso a todo o histórico de todos os atendimentos deste paciente na rede municipal de saúde, inclusive em que especialistas já houve consultas, exames realizados, medicamentos receitados, alergias, e tudo o mais que do histórico fizer parte.
Região Metropolitana
Juntamente com os municípios de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Santos e São Vicente, Praia Grande forma a Região Metropolitana da Baixada Santista, criada pela Lei Complementar 815, de 30 de junho de 1996, tornando-se, assim, a primeira Região Metropolitana brasileira criada sem status de capital estadual. Considerando-se a população de todas as cidades, a região possui, de acordo com Censo IBGE de 2000, cerca de 1,5 milhão de habitantes.
Fontes: http://www.praiagrande.sp.gov.br; http://pt.wikipedia.org/wiki/Praia_Grande_(S%C3%A3o_Paulo); http://www.novomilenio.inf.br/pg/pgh001.htm
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% no Salário Mínimo Paulista, que passa a ser de R$ 1.804
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Dia da Policial Militar Feminina exalta conquistas e promove reflexão sobre igualdade na corporação
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Alesp nomeia integrantes das comissões permanentes para o segundo biênio da 20ª Legislatura
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações