Deputado do PPS é indicado para presidir o Conselho de Ética da Assembléia Paulista


22/06/2005 11:15

Compartilhar:

Deputado Vitor Sapienza, que presidirá o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Sapienza etica.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Vitor Sapienza

O deputado Vitor Sapienza (PPS) foi escolhido nesta terça feira, 21/6, como presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Vitor Sapienza é formado em economia e ciências contábeis pela PUC de São Paulo. Em 1962, ingressou na carreira de agente fiscal de rendas do Estado. Foi delegado regional tributário da Grande São Paulo, nos períodos de 1971 a 1977 e 1983 a 1986, além de exercer as funções de conselheiro, presidente e secretário da Associação dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo, entre os anos 1985 e 1988. É deputado estadual desde 1987. Presidiu a ALESP no biênio 1993 a.1995. Foi presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, de 1987 a 1991, governador interino do Estado em 1994 e líder do PPS, de 1999 a 2001. Em 2002, elegeu-se deputado pela quinta vez, com 67.531 votos.

Sapienza reagiu com otimismo a sua indicação para a presidência do conselho, destacando que "nos dias tumultuados que o país atravessa, é preciso ter bastante ponderação, bastante apoio e muita seriedade e trabalho, a fim de que, nos casos em que ocorrer a necessidade, o conselho atue com competência, honestidade e transparência em suas decisões".

O parlamentar acredita que é preciso ter muita cautela quando se lida com acusações, ou qualquer atitude que insira pessoas em situação de suspeição: "Acima de tudo, é preciso não ser leviano nem romper elos, comprometendo instituições, desestabilizando gratuitamente pessoas que representam algum segmento da sociedade."

O líder da bancada do PPS na Assembléia, deputado Arnaldo Jardim, saudou a indicação, salientando que, "como parlamentar e amante da democracia, sei que um corpo legislativo precisa ter sempre uma preocupação para que a ética determine as suas relações internas e com a sociedade organizada".

vsapienza@al.sp.gov.br

alesp