Comissão solicita acesso a dados do Infocrim


09/05/2005 13:11

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Vanderlei Siraque

A Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa solicitou, junto à Secretaria de Segurança Pública, acesso aos dados do Infocrim (Sistema Informatizado de Informações Criminais). Este sistema permite mapear as ocorrências criminais e acompanhar as tendências da criminalidade. A disponibilidade das informações aos parlamentares da comissão proporcionará agilidade na análise dos dados além de viabilizar a elaboração de políticas para a Segurança Pública. "As informações do Infocrim são muito importantes para a atuação legislativa", observa o deputado Vanderlei Siraque, vice-presidente da comissão e autor do pedido.

Para Siraque, com a disponibilização dos mapas de ocorrências criminais, a comissão poderá até subsidiar os municípios no desenvolvimento de programas de prevenção à violência. "O Infocrim é um instrumento que pode ajudar muito no planejamento das ações de policiamento preventivo, por exemplo", afirmou.

O documento que originou a solicitação foi assinado por todos os membros da Comissão de Segurança.

Segundo o parlamentar, alguns municípios da região metropolitana como São Paulo, Diadema, Guarulhos e Santo André já têm acesso aos dados do Infocrim. Contudo, considera, algumas administrações criticam o sistema, alegando que ele não mapeia com eficiência algumas modalidades de crime e sua procedência. "Nossa intenção é que o sistema seja disponibilizado para todos os municípios", conclui Siraque.

No mês de abril, Siraque protocolou a CPI das estatísticas criminais, para investigar denúncias de manipulação dos dados criminais e de irregularidades na elaboração de boletins de ocorrência.

vsiraque@al.sp.gov.br

alesp