Região de Sorocaba concentra demandas em malha viária e obras

Audiência Pública LOA 2010 em Sorocaba
17/06/2009 22:20

Compartilhar:

Em Sorocaba terceira audiência pública para discutir o orçamento estadual 2010<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/aSOROCABA5.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Edson Giriboni <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/SOROCABA6.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Adriano Diogo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/SOROCABA3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Hamilton Pereira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/SOROCABA2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Raul Marcelo na tribuna<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/SOROCABA7.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Próxima audiência pública sobre o Orçamento estadual 2010 acontecerá amanhã, em Presidente Prudente



Sorocaba, a maior região administrativa do Estado em extensão geográfica, foi a sede da terceira audiência pública para discutir o Orçamento estadual 2010. No total, serão 21 audiências promovidas pela Comissão de Finanças e Orçamento. Estiveram presentes na reunião desta quarta-feira, 17/6, na Câmara Municipal, os deputados da região Hamilton Pereira (PT) e Raul Marcelo (PSOL), os membros da comissão Waldir Agnello (PTB), Adriano Diogo (PT) e Edson Giriboni (PV), vice-presidente da comissão, que conduziu os trabalhos. Também participaram da mesa o vereador Caldini Crespo e o técnico da Secretaria de Economia e Planejamento, Maurício Hoffman.

"Recursos não caem do céu como chuva. Temos de nos unir em torno do objetivo de batalhar por verbas para nossa região, uma das mais carentes do Estado", destacou Crespo, lembrando que os problemas da região são recorrentes. O vereador apontou como reivindicações a instalação do segundo restaurante Bom Prato em Sorocaba e a duplicação da rodovia que liga Sorocaba a Salto de Pirapora.

As sugestões de emendas ao Orçamento contemplando reivindicações da região foram apresentadas inicialmente pelo vereador França da Silva, de Sorocaba, que pediu unidade fixa do Poupatempo na cidade, instalação de escola técnica na zona norte e de escola estadual do bairro Ipanema e a construção de ponte ligando as zonas norte e oeste.

Francisco Barciellos, agrônomo e funcionário da Assembleia Legislativa, falou sobre a regionalização do Orçamento e sobre a questão da USP. Também informou que o governo precisa monitorar a degradação que vem ocorrendo na nascente do rio Paranapanema.

Aparecido Lima é da União dos Movimentos de Moradias e pediu a implementação do Conselho Estadual de Habitação, de forma a permitir o saneamento do déficit habitacional no Estado.



Deputados



O deputado Raul Marcelo (PSOL) lembrou que o Estado de São Paulo, o mais rico da federação, concentra o maior número de analfabetos do país. Segundo ele, apesar de São Paulo arrecadar muitos impostos, o Estado não consegue dar conta de suas demandas sociais, porque cerca de 10% do Orçamento está comprometido com o pagamento de dívidas.

Adriano Diogo (PT) homenageou a família de Alexandre Vanuchi, militante natural de Sorocaba que foi assassinado durante a ditadura militar pela chamada Operação Bandeirantes. O deputado discursou sobre a decisão do governo de instalar quase uma dezena de presídios na região. "Ao invés de anunciarmos recursos na audiência pública, anunciamos presídios."

Hamilton Pereira (PT) também enfocou seu pronunciamento no tema presídios. Citou a situação de Capela do Alto, onde o presídio deverá ser instalado a 50 metros do rio Sarapui, que já sofre os despejos de esgoto do presídio de Iperó.

Waldir Agnello (PTB) mostrou preocupação em conseguir atender a todas as demandas. "Dizer que existe dinheiro suficiente para isso é um exagero, mas dizer que não há recursos não é verdade." Para o deputado, o importante é priorizar algumas solicitações que possam efetivamente ser atendidas.



Servidores e municípios vizinhos



Diva Ferreira, da União dos Servidores do Poder Judiciário do Estado, levantou a necessidade de verba para que o Estado honre pagamentos trabalhistas devidos e conceda reajuste salarial.

Magna de Jesus, diretora da Apeoesp de Sorocaba, disse que os professores do Estado não têm nem remuneração nem condições dignas de trabalho. "Não é porque o aluno que estuda na escola pública é carente que a escola precisa ser também."

Antonia de Angelis, agente penitenciária aposentada de Avaré, trouxe pedidos em prol do funcionalismo e do meio ambiente. Antonia protestou contra o anúncio do governador de terceirização dos serviços do Iamspe.

Representante do Sindsaúde, Hélio Martins afirmou que o Estado tem sucateado os serviços de saúde pública. Ele solicitou mais investimentos no setor e, sobretudo, na folha de pagamento dos servidores da Saúde.

Silvia Helena de Lima, do sindicato dos trabalhadores do Paula Souza, lembrou que a categoria marca presença nas audiências públicas desde sua primeira edição. As demandas são as mesmas daquela época: melhoria de condições para atendimento à expansão de ensino mediante aumento da dotação orçamentária e valorização salarial.

Gilson Amaro, presidente do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Sorocaba, falou da crise educacional no Estado.

Nivaldo Garotinho, vereador de Salto, quer mais investimentos em áreas de lazer de sua cidade, além de asfalto em ruas do bairro São Judas e a construção de estacionamento no Hospital Monte Serrat.

Roque de Lara, ex-ferroviário e ex-prefeito de Laranjal Paulista, pleiteou a pavimentação de estrada que liga bairros em sua cidade e a instalação de ferry-boat para acessar o distrito de Laras.

Cláudio Maffei, prefeito de Porto Feliz, agradeceu a todos que se solidarizaram a sua iniciativa de caminhar de Porto Feliz a São Paulo em protesto à instalação de presídio em sua cidade, ressaltando que o Poder Público deve sempre consultar a população de uma região antes de implementar mudança que cause impacto. Mas os temas abordados por ele foram outros: duplicação da rodovia Porto Feliz-Sorocaba, asfaltamento da vicinal Bom Retiro, criação da Região Metropolitana de Sorocaba e melhorias turísticas na região voltadas à Copa do Mundo de 2014.

Eugenio Fatori, morador de Mairinque, reclamou da forma como foi conduzida a audiência do ano anterior. A reunião ocorreu em Barueri, "muito longe da sede administrativa", e alguns deputados do PSDB se posicionaram de maneira nada sensível às reivindicações feitas naquela oportunidade. Melhorias viárias foram pedidas por ele. Também de Mairinque, a vereadora Hildeia de Souza contestou a instalação de presídio em local sem saneamento e onde existe produção agrícola.

De Alumínio, o vereador Geraldo Atleta pediu mais recursos para a área de saúde, pavimentação da estrada que liga Alumínio a Votorantim e captação de águas subterrâneas na zona rural.

O presidente da Câmara de Porto Feliz, Obério dos Santos, pediu o asfaltamento da estrada que liga Sorocaba a Porto Feliz via Itavuvu, caminho que, segundo ele, passa pelo local onde será instalada fábrica da Toyota.

O técnico Hoffman informou que o Orçamento é uma gestão de contratos. Hoffman declarou que o debate se deteve muito em questões de governança e pouco em apresentação de demandas.

Giriboni fez os agradecimentos finais e disse esperar que desta audiência possa se retirar proveito, "levando à peça orçamentária a realidade apresentada na reunião".

A próxima audiência pública sobre o Orçamento estadual 2010 acontecerá amanhã, na sede da OAB de Presidente Prudente, às 10h, e abrangerá as regiões de governo de Presidente Prudente, Adamantina e Dracena.

alesp