Cananeia, um paraíso ecológico

Estâncias Paulistas
19/08/2010 19:33

Compartilhar:

Matriz de São João Batista <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/cananeia-IGREJA MATRIZDESAO JOAOBATISTA-MiguelSchincariol.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Portal de Cananeia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/CANANEIA-PORTAL-MiguelSchincariol.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parque Estadual Núcleo do Perequê <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/CANANEIAPARQU ESTADUANUCLEODOPEREQUE-MiguelSchincariol.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Cananeia está situada no extremo sul do litoral paulista, no centro de um corredor biológico de 110 km que se estende desde a foz do Ribeira, em Iguape, até a baia de Paranaguá (PR). A região é considerada um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica intocada na costa brasileira e um dos maiores berçários de vida marinha do planeta.

Tombada pela Unesco como patrimônio natural da humanidade, a região lagunar-estuarina de Cananeia, conhecida como Lagamar, é uma significativa coleção das águas de muitos rios, baías e lagoas com o mar e compreende, num só lugar, quatro ecossistemas: mangues, dunas, restingas e a Mata Atlântica. Aí se encontram inúmeros sítios arqueológicos, os sambaquis (do tupi tamba"kï, literalmente "monte de conchas"), datados entre 4 e 6 mil anos, e ruínas do período colonial. Na diversidade desse ambiente você encontra ainda o Parque Estadual da Ilha do Cardoso.

A partir de Cananeia, você pode visitar também a praia do Boqueirão Sul, no município de Ilha Comprida, bastando atravessar de balsa.

A cidade possibilita uma diversidade de opções em turismo como praias, cachoeiras, caminhadas por trilhas de variadas dificuldades e diversos eventos gastronômicos e religiosos, como a Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes.



Destaque gastronômico



Com o incremento do turismo, a infraestrutura hoteleira, de restaurantes e de serviços está em franco desenvolvimento, fazendo com que Cananeia já desponte como a capital gastronômica do Vale do Ribeira.

Sua culinária é diversificada desde a cozinha colonial até especialidades internacionais. A cidade conta com vários eventos gastronômicos no calendário turístico, sendo a Festa do Mar o mais procurado pelos turistas.



História



Em 1531, Martim Afonso, quando buscava porto seguro no litoral paulista, encontrou um pequeno povoado localizado em uma ilha que chamou de Bom Abrigo, por suas boas condições de subsistência e de proteção contra ventos. Nesse povoado já conviviam índios da tribo dos Carijós e alguns portugueses, entre eles Antonio Rodrigues, o Bacharel, que teria vindo para o Brasil na expedição exploratória de Américo Vespúcio, em 1502.

Entretanto, devido à dificuldade de acesso ao continente, os habitantes foram obrigados a se transferir para Ilha Comprida, onde fundaram a primeira vila da Coroa Portuguesa em terras brasileiras, Maratayama, nome do cacique do lugar.

Mais tarde, a população de Maratayama retornou à Ilha de Cananeia, provavelmente em busca de água potável e de terrenos mais planos e secos para o desenvolvimento de suas culturas.

Em 13 de julho de 1600, foi criada a vila de São João Batista de Cananeia e elevada à categoria de cidade em 6 de julho de 1895. Em 20 de dezembro de 1905, recebeu sua denominação atual abreviada.

Informações turísticas e históricas obtidas no site da prefeitura municipal.

alesp