Biografia dos deputados eleitos em outubro/2010 - Gerson Bittencourt


20/01/2011 16:56

Compartilhar:

Gerson Bittencourt<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/01-2011/GersonLuisBittencourtfoto.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Gerson Luis Bittencourt nasceu em União da Vitória (PR), em 1965. Aos dez anos de idade, começou a trabalhar como vendedor de picolés. Dois anos depois, tornou-se feirante e, aos 14, foi trabalhar em uma fábrica de móveis.

Em 1982, aos 15 anos, foi estudar em Curitiba, com o aval dos pais. Quatro anos depois, começou o curso de engenharia agronômica na Universidade de Pelotas (RS). Logo no primeiro ano de faculdade, tornou-se presidente da Associação Atlética dos Estudantes de Agronomia e diretor do Centro Acadêmico, cargo que exerceu até 1988, ano em que tornou-se tesoureiro do Diretório Central dos Estudantes da UFPel. Em 1991, passou a ser tesoureiro da União Nacional dos Estudantes (UNE), e, no ano seguinte, foi contratado como assessor de planejamento do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da PUC de Campinas, cidade para a qual se mudou.

Em 1994, graduou-se na especialização de políticas públicas e fundou, ao lado de Arilson Favaretto, a Cooperativa Plural.

Filiado ao Partido dos Trabalhadores desde 1986, presidiu a SPTrans na gestão de Marta Suplicy. Exerceu também o cargo de assessor, atuando nas áreas de orçamento, planejamento, coordenação de pequenas obras e de uso e ocupação do solo, e chefiou as ações da Secretaria de Implantação das Subprefeituras (SIS). Nesse período, promoveu a maior renovação da frota de ônibus já vista pela cidade. Também implementou com sucesso o Bilhete Único, capitaneou a construção de novos terminais e a reforma de outros 13, bem como implementou 87 quilômetros de corredores exclusivos e outros 100 quilômetros de corredores preferenciais para ônibus.

Em 2004, recebeu o convite do recém-eleito prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos, para assumir a pasta de Transportes e a Presidência da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC). Durante sua gestão, implementou o Bilhete Único, o Programa de Acessibilidade Inclusiva (PAI) e finalizou o complexo de túneis Joá Penteado, obra que estava abandonada desde os anos 1990.

alesp