A pesquisa metafísica de Mirian de Carvalho enriquece suas obras de motivos cósmicos

Acervo Artístico
30/06/2005 13:21

Compartilhar:

 Mirian de Carvalho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/MiriamCarvalho.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Obra Movimento Circular<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/MiriamCarvalho obra.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Exatamente quando a obra do artista é mais despojada, mais abstrata, livre de qualquer imagem figurativa e de cada particularidade, é que o pintor alcança o máximo da eficácia e sua capacidade de evocação se faz mais convincente nesse estilo. Nascidas de emoções que vão da nuance a mais delicada à potencia mais forte, as obras de Mirian de Carvalho se deixam guiar pelo pensamento estético, esse mundo intermediário entre a forma e a não " forma enriquece de ilusões a motivos cósmicos.

As criações dessa artista deixam a cada espectador plena liberdade de percepção. Numa tentativa de aproximação a esse fenômeno que, sem conseguir aprofunda-lo verdadeiramente, permite sublinhar que ao inverso da arte informal em seus primórdios o significado do quadro não é mais conseguido pelas exclusivas manchas e cascatas de cores que a artista projeta espontaneamente sobre a tela.

Entretanto, se é impossível definir a abstração gestual das obras de Mirian de Carvalho não podemos deixar de considera-las profundamente poéticas. O mundo abstrato das formas e da cor traduz "o movimento lírico e espiritual pelo qual a artista toma conhecimento do objetivo".

Suas imagens, a exemplo de "Movimento Circular", obra doada ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa, nos fazem participar a uma pesquisa metafísica e cósmica. A estrutura das linhas, o volume das formas, sua disposição nos dão a sensação da profundidade atmosférica e estratosférica. Por outro lado, as vibrações das linhas e das formas em valores cromáticas nos arrastam sobre o ritmo de um poema lírico em direção ao além espacial onde nossos sonhos se agigantam.



A Artista

Mirian de Carvalho, pseudônimo artístico de Mirian Iara Amorim de Carvalho, nasceu em Salvado, Bahia, em 1954. Formou-se em direito pela Universidade da Bahia.

Realizou cursos de pintura contemporânea no Atelier Flora, (1993), pintura contemporânea no Atelier Vera Maranhão, Santo André, SP (1993 e 1994), artes plásticas na Abra " Academia Brasileira de Arte (2001 e 2002), pintura em cerâmica no Atelier Manuela Rodrigues, desenho artístico na Abra " Academia Brasileira de Arte, Santos, SP (2002 e 2003).

Participou de exposições individuais e coletivas, entre elas: Salão Cultural da Prefeitura de Araras, SP; Salão Municipal da Prefeitura de Matão, SP; X Salão Nacional de Artes Plásticas, Paço Municipal de Santo André, SP; Projeto Órion, Núcleo de Artes Plásticas, Paço Municipal de Santos André, SP; Arte ao Vivo, Organização Lemos Brito, Espaço Cultural do Expo Center Norte, SP (1994); Centro Cultural de Araraquara, SP (1994 e 1995); Museu Histórico e Cultural de Arceburgo, MG (1994 e 1995); Salão de Artes Plásticas de Sorocaba, SP; Salão de Arte Contemporânea, Paço Municipal de Santo André, SP; "Futuros Artistas Famosos III", Espaço Cultural da Fundação Mokiti Okada, SP (1995).

Recebeu medalha de prata no V Salão de Artes Plásticas Roberto Bernardi, Associação dos Artistas dos Plásticos de Itanhaém, SP (1995) e medalha de ouro na X Mostra de Arte Livre Saint Germain, SP (2004).

Possui obras em coleções particulares na Bahia e em São Paulo e no Acervo Artístico da Assembléia Legislativa.

alesp