Integração latino-americana é defendida por deputados


01/09/2005 13:00

Compartilhar:

Pedro Tobias em palestra sobre a integração latino-americana<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/TOBIAS LATINOAMERICANO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Pedro Tobias

Palestra proferida na sexta-feira, 19/8, no salão nobre da Instituição Toledo de Ensino (ITE), em Bauru, contou com a presença dos deputados Pedro Tobias e Milton Flávio, ambos do PSDB. Eles defenderam um amplo processo de integração dos países da América Latina como forma de promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável, como já acontece na Europa.

Os parlamentares disseram que ainda há muito trabalho de conscientização a ser feito junto à sociedade brasileira e os demais países latino-americanos. "Para promover a integração, as pessoas precisam acreditar que a integração é importante e extremamente necessária. Sinto que há uma preocupação dos políticos da América Latina em fazer a integração, mas essa disposição não acontece com a mesma intensidade entre os empresários, que estão mais preocupados com sua lucratividade", afirma Milton Flávio, que é membro Comissão de Assuntos Internacionais.

Em discurso para cerca de 400 estudantes do curso de Direito da ITE, Pedro Tobias disse que, antes de implementar a unificação com os demais países do Mercosul, o Brasil deve promover a integração interna, o que, na opinião dele, não acontece hoje.

Na avaliação de Pedro Tobias e Milton Flávio, não basta definir projetos macroeconômicos para promover a integração latino-americana, já que as grandes barreiras existentes hoje não são tarifárias.

Perguntado em que etapa o Mercosul estaria hoje, o deputado Milton Flávio classificou-o como estando no primeiro estágio, também chamado de "Área de Restrito Comércio". Por outro lado, disse que a sociedade já aprendeu que a integração não se faz entre nações, e sim entre as empresas. "Daí é fundamental que os empresários entendam as leis que regem as relações internacionais, porque o que comanda isso é o Direito Internacional", destacou.

ptobias@al.sp.gov.br

alesp