Cristina Cangueiro revela sua interioridade emotiva na figura feminina e na paisagem urbana

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
09/02/2007 14:34

Compartilhar:

<i>Ansiedade</i><a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/M-CristinaCangueiroansiedade.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cristina Cangueiro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/M-CristinaCangueiro.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> <i>Outono em São Paulo</i><a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/M-CristinaCangueiro Outonopaulo.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Cristina Cangueiro encontra seu motivo de inspiração na figura feminina e na paisagem urbana. São imagens da mente pintadas em telas com indefinidas figurações, onde fluidez atmosférica, transitoriedade temporal e rarefação visionária constroem imagens impalpáveis como fotogramas que se dissolvem, transformando-se em aparições dentro de uma realidade densa de luzes.

De personalidade complexa, seu empenho profissional e humano a torna mais atenta em direção dos verdadeiros valores da vida, que a levam a meditar sobre as poliédricas facetas da alma humana e a externar esses sentimentos por meio da transposição pictórica. Vultos, olhares, sentimentos e emoções afloram, emergem e se tornam sensíveis protagonistas da vida vivida a cada dia.

Sua pintura tem cores esfumaçadas ou líquidas e atmosferas difusas. A imagem pintada aparece como uma realidade impalpável, que pode ser atravessada para se penetrar no íntimo do tema. É uma poesia às vezes murmurada, na essencialidade do traço gráfico, que parece exaltar-se nas cadências cromáticas.

Além de suas figuras, a artista dedica-se à paisagem urbana, sobre a qual encontra-se gravada a insignificância do ser humano frente à trágica grandiosidade do cenário. O homem é invisível, mas não ausente. Seus espaços vazios o envolvem. Permitem-lhe confrontar-se com os jogos de luzes de uma pintura intimista e de realismo mágico. Suave e fluida, dá idéia de flutuação e evoca, à perfeição, o elegante movimento dos personagens.

Com tintas quentes ou frias, Ansiedade e Outono em São Paulo, obras doadas ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, apresentam uma arquitetura que varia entre uma transposição de luzes, às vezes tênue, e a mítica distribuição das cores, reveladoras da interioridade e da intensidade emotiva da artista.

A artista

Cristina Cangueiro nasceu em São Paulo, em 1961. Trabalha com artes desde 1979. É artista plástica, decoradora e arquiteta urbanista. Formou-se na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Farias Brito e na Escola Panamericana de Artes. Foi premiada com medalha de prata no Salão de Arte Plástica Himton São Paulo, em 2003.

Participou de diversas exposições, individuais e coletivas, entre elas: Academia do Barro Branco (1990); Centro de Exposições Santa Therezinha (1991); 54° Salão Paulista de Belas Artes (2003); I Mostra Darcy Penteado de Arte, MuBE (2003); "São Paulo Mais Humano" (2003); "Dia do Imigrante", Abach (2003); Espaço Cultural Monte Verde (2003); XI Salão de Inverno de Artes Plásticas de Mairiporã (2003); "Férias na Fazenda", Abach (2003); "Férias", Santos Galeria de Arte (2003); XII Salão de Novos Negócios, Expo Center Norte (2003); XVII Mostra de Arte da Granja Viana, E.C. Pinheiros (2003); IX Concurso de Arte Livre Saint Germain (2003); "Primavera", Santos Galeria de Arte (2003); "A Arte Brasileira em Portugal", Shopping Center D (2003); "Fim de Ano", Santos Galeria de Arte (2003); "Um Encontro de Arte em Bauru", Bauru Shopping (2003); "Tacones", Teatro São Pedro (2003); "Tacones", Clube Esperia (2003); "Dia Internacional da Mulher", Hotel Parthenon Nortel (2004); "Estrelando", Abach (2004); "450 Anos de Fundação da Cidade de São Paulo", Casa da Fazenda do Morumbi (2004).

Possui obras em diversas coleções particulares e oficiais e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp