Museu de Arte do Parlamento - Vera Lourenço: equilíbrio da composição e clássica cadência rítmica de formas e cores


03/12/2008 15:14

Compartilhar:

Vera Lourenço<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2008/Vera Louren.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Porto de Ubatuba<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2008/Vera Louren obra.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Pintora séria, cultora de valores clássicos, e, sobretudo uma paisagista segundo as melhores tradições. Em seus quadros Vera Lourenço alcança a rara fusão entre forma e conteúdo, entre arte e poesia. Os céus são apenas acenados com uma leveza de cor e de tonalidades delicadas.



A técnica da artista é o resultado de um longo estudo do desenho e da cor. Não se trata, entretanto, somente de habilidade, mas de assimilação do fator técnico a nível criativo, portanto, também artístico.



Tudo em Vera Lourenço é serenidade, harmonia, equilíbrio da composição e clássica cadência rítmica de formas e cores.



Ao enfrentar uma paisagem, ao construir uma natureza morta, encontramos na artista o mesmo lirismo, e tudo como recordação de uma emoção sentida.



Alimentada por uma séria pesquisa, e de um raro sentido contemplativo, Vera Lourenço sabe nos transmitir em função de toques delicados e de visões de amplo respiro, o ambiente sugestivo envolvido de expressões de elevada poesia.



Em "Porto de Ubatuba", obra doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, a artista demonstra uma elegância de tratamento da matéria que enobrece e exalta a composição rendendo-a sempre agradável e envolvente.



A Artista



Vera Lourenço, pseudônimo artístico de Vera Lúcia Carvalho Lourenço, nasceu em Bauru, Estado de São Paulo. Após ter residido em Araraquara e São José do Rio Preto fixou-se com a família em Taubaté.



Desde criança manifestou sua vocação pelas artes. Especializou-se em artes plásticas pela Faculdade Santa Cecília de Pindamonhangaba (1995) bem como em orientação vocacional e pedagogia. Atualmente leciona desenho, pintura a óleo, pastel e aquarela para adultos e crianças em seu próprio atelier.



Participou de inúmeras exposições no Brasil e no exterior tendo recebido o Prêmio Internacional de Artes Plásticas em Taipei, Formosa (1986); Medalha de Bronze na First Exhibition Brazilian Contemporany, Flórida, EUA (1986); Premio Paleta Internacional, Rabat " Marrocos (1987); Medalha de Prata na Mostra Internacional da Sardenha, Itália (1992)



É membro da Academia Internacional "Gicci Marino", Itália (1996) e está catalogada no Anuário Latino Americano de Las Artes Plasticas, Buenos Aires, Argentina (1987); Annuaire de L"art International " Paris, França (1989); Dicionário de Artes Plásticas, Julio Lousada (1992); Catálogo Brasileiro de Artes Plásticas, São Paulo (1995).



Possui obras em diversas coleções particulares no exterior, no Brasil e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp