Sessão solene homenageia os agentes do meio ambiente


05/06/2009 18:32

Compartilhar:

Sessão Solene homenageia agentes do meio ambiente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/someioambMAU_3334.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/solmeioambONG FOLUKE (20).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado José Bittencourt (PDT) recebeu, em uma sessão solene na manhã desta sexta-feira, 5/6, agentes do meio ambiente que foram homenageados por seu dia.

O deputado afirma que os agentes do meio ambiente e as ONGs que gerenciam as cooperativas de reciclagem participam da "formação da cidadania através da preservação do meio ambiente". Ele lembrou ainda que a cidade de São Paulo produz 15 milhões de toneladas de lixo por dia, das quais apenas 1,2% é reciclado e que uma pesquisa feita pela Unifesp indica que 50% do lixo pode ser reciclado. "Quanto mais reciclarmos, mais desafogaremos os aterros sanitários". O deputado pretende criar um grupo de trabalho que busque condições para convencer o governo a ampliar os incentivos às cooperativas e associações de reciclagem através de financiamento. O grupo trabalhará com a proposta de cursos de capacitação profissional para qualificar a mão-de-obra dos agentes de meio ambiente.

Bittencourt é também presidente da Comissão de Agricultura e Pecuária na qual, conforme sua perspectiva de preservação ambiental, vê "o agronegócio com sustentabilidade, porque precisamos recuperar as áreas que as atividades agrícolas e pecuárias já devastaram e preservar as áreas remanescentes".

Fernando Arlei Cruseiro, gerente de coleta seletiva do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental (Semasa), de Santo André, cidade que é referência de reciclagem, agradeceu ao deputado a criação do Dia do Agente do Meio Ambiente, que "reconhece a importância do catador de material reciclável, que muitas vezes é invisível para a sociedade".

"É importante não jogar papel nas ruas. Se todos selecionassem o material reciclável, as cidades seriam mais limpas e haveria mais uma fonte de geração de renda", disse Alcides Cipriano (PDT), vereador de Cruzeiro. Cipriano tornou-se conhecido na cidade por causa de seu trabalho de reciclagem e fez sua campanha eleitoral com um alto-falante e uma bicicleta, conquistando assim os 11 votos que o elegeram.

A cidade de Itapira esteve representada no evento pelo seu secretário de Meio Ambiente, Joaquim Barbosa Jr, que falou sobre a importância das associações e cooperativas de agentes de meio ambiente que "ajudam na manutenção do nível de qualidade de nosso aterro sanitário".

Os catadores falaram através de Maria da Penha, da Cooperativa de Trabalho dos Profissionais em Reciclagem de Materiais (Cooperma), de Mauá, que agradeceu em nome de todos os catadores, dizendo lamentar que o plenário não estivesse cheio porque a sessão aconteceu em um dia de trabalho. Ela crê que "o poder político precisa mesmo apoiar os cooperados catadores, que têm um objetivo em relação ao meio ambiente" e arrematou :" Fazemos o nosso trabalho com amor e carinho".

José Menten, da Associação Nacional de Defesa do Vegetal, chamou a atenção para a utilização das "boas práticas agrícolas", que devem estar presentes em todo o processo de cultivo agrário e que trazem preocupações que vão desde o desmatamento até à erosão, destacando que a responsabilidade no manejo da terra pode contribuir para a melhoria do meio ambiente.

Wilson Venturelli Helú, escritor, apresentou seu livro "Aspectos da política ambiental integrada" que traz inovações na gerência compartilhada do desenvolvimento sustentável. Citou uma frase de Al Gore:" Felizmente a vontade política é renovável".

O evento teve ainda duas apresentações musicais: a ONG Foluke (que em dialeto yorubá significa "guiados por Deus"), que utiliza instrumentos de percussão feitos com materiais reciclados, e a dupla sertaneja Horizonte e Oriente, da qual os cantores Odilon e Toninho, desenvolvem uma intensa atividade na reciclagem.

A Foluke, presidida por João Marcos da Silva, professor de artes, já tem seis anos de atividades, e tem o objetivo de tirar as crianças e jovens da ociosidade, dando a eles a oportunidade de contato com a arte. Os ensaios acontecem em espaços de escolas públicas de Mauá. Alguns de seus primeiros participantes já são professores de música e há uma família inteira que atua no grupo.

O DVD da sessão solene pode ser obtido através do gabinete do deputado José Bittencourt.

alesp