Conferência sobre assistência social em Rio Preto


29/10/2009 18:38

Compartilhar:

Aldaíza Sposati e Beth Sahão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/B BETHSAHAORIOPRETO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A conferência "Assistencialismo ou Assistência Social? A Política de Assistência Social em tempos de crise: Desafios e perspectivas na implantação do SUAS - Sistema Único de Assistência Social", realizada no dia 23/10, no Centro de Convenções da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (Acirp), reuniu mais de 500 pessoas, entre estudantes e profissionais da área. A principal atração do debate foi a professora-doutora Aldaíza Sposati, que destacou a importância da implantação de políticas sociais. "Sabemos que elas não resolvem, mas diminuem a desigualdade", disse.

A conferencista explicou que hoje temos uma política de assistência perversa em que se escolhe "o pobre dos pobres, o desgraçado dos desgraçados, os piores dos piores" para ser atendido pelos programas sociais. "A assistência social é uma fotografia do preconceito. É ridículo termos de trabalhar com cesta básica e campanhas do agasalho. Isso é ausência de dignidade. Temos de distribuir melhor a renda", destacou. A professora-doutora disse que é fundamental fazer um mapeamento e identificar exatamente onde estão as situações de risco, criando-se um banco de dados que oriente os Centros de Referência da Assistência Social.

Participaram ainda do evento a secretária de Assistência Social e Direitos da Cidadania de Rio Preto, Ivani Vaz de Lima, representantes de nove faculdades da região, bem como do Conselho Regional de Psicologia " Subsede de Rio Preto e do Conselho Regional do Serviço Social " Seccional Rio Preto. O evento foi promovido pela deputada Beth Sahão (PT) e contou com o apoio da Assembleia Legislativa e da Acirp.



bsahao@al.sp.gov.br

alesp