Comissão de Infraestrutura aprova nome para diretoria da Arsesp


24/08/2011 20:35

Compartilhar:

Silvia Maria Calou e José Zico Prado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/ComInfraestruturaMAURI1.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Silvia Maria Calou<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/ComInfraestruturaSilviaMCalouMAURI.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados integrantes da comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/ComInfraEstruturaMMY.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Silvia Maria Calou é economista, mestre em política energética pela Universidade de Surrey/Inglaterra



Indicada pelo governador do Estado, Geraldo Alckmin e pelo secretário estadual de Energia, José Anibal, para ocupar a diretoria da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp), Silvia Maria Calou foi considerada apta para ocupar o cargo, após ser arguida em reunião extraordinária, nesta quarta-feira, 24/8, pelos integrantes da Comissão de Infraestrutura.

Ela atribuiu o motivo de sua indicação à sua formação acadêmica (é economista, mestre em política energética pela Universidade de Surrey/Inglaterra) e pelo tempo que milita na área, há 18 anos.

Segundo a nova diretora, a principal atribuição da Arsesp é proteger o interesse do consumidor. Questionada, explicou que, no caso do fornecimento de gás, o Estado é concedente dos serviços e os fornecedores são as concessionárias que preencherem os requisitos. O fornecimento de gás é realizado pela Congás.

A função da agência, esclareceu, inclui a fiscalização, a análise da metodologia e condições do trabalho, assim como o cumprimento das metas estabelecidas para garantir a prestação de serviço adequado para proporcionar uma boa qualidade de vida aos consumidores.

De acordo com sua explanação, as concessionárias deverão ainda estar em dia com atualização técnica. Os requisitos que serão examinados na análise da qualidade oferecida ao consumidor incluem regularidade e continuidade do atendimento, eficiência e segurança proporcionada aos consumidores além de um atendimento cordial ao cliente. Seu principal desafio é incentivar o atendimento das áreas atualmente cobertas, sem onerar o consumidor. Esta observação deve-se à necessidade de pesados investimentos para a ampliação da canalização com o objetivo de melhorar o atendimento aos consumidores.



Tarifas



Respondendo às arguições dos parlamentares, Silvia afirmou que a Congás está investigando formas mais baratas de distribuir o gás canalizado - que abastece casas, prédios e estabelecimentos comerciais - de forma que não seja aumentada a tarifa atual. Entretanto, explicou a diretora, concorre com o Gás Liquefeito de Petróleo, o GLP ou gás de cozinha, que, por receber subsídios do governo, torna-se mais barato.

Quando teve questionada sua experiência na iniciativa privada, respondeu que também trabalhou para o governo, tendo pautado seu exercício pela ética e honestidade.

Percebendo que entre os parlamentares era generalizada a dúvida sobre a capacidade de o fornecedor atual executar um plano de expansão, Silvia sugeriu outra reunião para discutir eventuais dúvidas e colocou-se à disposição de forma permanente para futuras consultas e questionamentos.

Estiveram presentes os deputados José Zico Prado (PT), presidente da comissão, Geraldo Cruz, Luiz Cláudio Marcolino, ambos do PT, Carlão Pignatari, Geraldo Vinholi, Cauê Macris, Orlando Morando, Samuel Moreira e Welson Gasparini, todos do PSDB, Regina Gonçalves (PV), Heroilma Tavares (PTB) e Alex Manente (PPS).

alesp