Políticas para mulheres


01/09/2011 14:08

Compartilhar:

Ana Perugini discursa na conferência<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/ANAPERUGINIMULHERES.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na 3ª Conferência Regional de Políticas para Mulheres da Região Oeste Metropolitana de São Paulo, que aconteceu no domingo, 28/8, em Taboão da Serra, Ana Perugini (PT), coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres da Assembleia Legislativa, discorreu sobre a situação da mulher na política, na economia e no mercado de trabalho.

A deputada apresentou números do Banco Mundial e da Fundação Perseu Abramo que demonstram que a situação da mulher brasileira não é nada confortável. Atualmente, as mulheres representam 51% do eleitorado brasileiro e 63% da mão de obra economicamente ativa. Apesar de terem se igualado e até ultrapassado o homem em anos de estudo, elas continuam ganhando 30% menos. A cada duas mulheres, uma está na informalidade e a primeira ocupação das brasileiras é como doméstica.

Em relação à participação na política, a deputada informou que das 513 cadeiras da Câmara dos Deputados, em Brasília, apenas 45 são ocupadas por mulheres. Dos 94 deputados estaduais paulistas, apenas dez são mulheres.

Ana Perugini apresentou propostas para alterar esse quadro, tais como financiamento público de campanha e cotas obrigatórias aos partidos políticos. Ela falou também sobre a violência contra as mulheres. Propôs a distribuição de apitos como uma forma de criar uma rede de proteção. A parlamentar explicou que a ONU assumiu o apitaço como uma política de enfrentamento à violência e que a medida tem funcionado em regiões de alto índice de violência doméstica, como Recife. (mlf)



aperugini@al.sp.gov.br

alesp