São Vicente sofre com agressão ao meio ambiente


15/03/2004 15:45

Compartilhar:

Soja acumulada em uma área junto ao Posto de Revisão de Locomotivas Paratinga<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/figueirasoja15mar04.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ponte ferroviária sobre o Rio Branco, no bairo de Paratinga<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/figueirapterbranco15mar04.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Fausto Figueira (entre os trilhos) com representantes da Brasil Ferrovias<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/figueiraAcarauParatinga15mar04.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Fausto Figueira

O deputado Fausto Figueira (PT) agendará reunião com representantes da Brasil Ferrovias para reivindicar a adaptação para veículos automotores de uma ponte ferroviária sobre o Rio Branco, no bairro Paratinga, área rural de São Vicente, e entrará com representação junto à Procuradoria do Meio Ambiente do Estado visando à remoção do depósito a céu aberto de farelo e grãos de soja em decomposição em uma área próxima à ponte.

Essas iniciativas atendem a pedidos de moradores feitos durante a visita do deputado aos bairros Acaraú e Paratinga, na quinta-feira, 11/3. Os cerca de 50 presentes também pediram o apoio do parlamentar para instalação de rede elétrica e de telefones públicos comunitários no local, que abriga cerca de 150 famílias.

De acordo com Figueira, o mau cheiro e a concentração de insetos provocados pela decomposição da soja acumulada em uma área junto ao Posto de Revisão de Locomotivas Paratinga, da Brasil Ferrovias, próximo a residências, já teria causado problemas de saúde entre os moradores. O material, segundo os moradores, seria parte da carga perdida em dois descarrilamentos na serra do Mar, ocorridos em maio de 2002 e novembro de 2003. O depósito fica ao lado de uma área de proteção ambiental e, com as chuvas, polui córregos, riachos e o lençol freático.

Na avaliação do deputado, os problemas de acesso de veículos como ambulâncias e ônibus escolares à região também poderiam ser solucionados com a adaptação para automóveis da ponte ferroviária que liga Paratinga à estrada de acesso à rodovia Padre Manoel da Nóbrega, na altura do bairro Vila Ema. Com a utilização da ponte para tráfego de carros, o trajeto entre a área continental e a insular de São Vicente seria reduzido em seis quilômetros e os moradores ficariam livres do pedágio de R$ 3,40, cobrado no Km 279 da rodovia.

ffigueira@al.sp.gov.br

alesp