Acervo Artístico

Lavarello utiliza linguagem moderna na valorização de sua arte rupestre
26/05/2003 16:39

Compartilhar:

Clique para ver a imagem " alt=""Bizão Rupestre" Clique para ver a imagem "> Clique para ver a imagem " alt=""Gruta Azul" Clique para ver a imagem ">

Emanuel von Lauenstein Massarani

As obras da pintora Maria Luiza Lavarello evidenciam uma pluralidade de modos de expressão derivados de um fervor interior por grutas e cavernas e, por conseqüência, por desenhos rupestres. Mesmo representando uma componente intrinsecamente positiva, a artista se expõe a potenciais dispersões de tal maneira que uma previsível unidade não poderia acentuar as apreciadas características que hoje são individualizadas.

A referência se direciona em particular à serie de acrílicos realizados com decisa essencialidade, extensão controlada no traçado mesmo se coloristicamente encorpados. A gama tonal mantida sobre valores bem equilibrados confere ao trato do tema um sentido de completa eficácia.

Um fator de relevo na arte de Maria Luiza Lavarello é o desejo de reduzir o seu ¨conto¨ à essência, reduzindo a narração e colocando à parte os elementos de contorno que poderiam conduzi-la ao retorno de um certo tradicionalíssimo preciosistico. É dessa vontade, traduzida em ato positivo, que sua pintura determina uma personalidade clara, linear, totalmente imbuída de momentos de elevação liberadora.

Ao preferir tintas fortes e cores acesas, age de ímpeto e de impulso, mas com talento. Utiliza materiais naturais como mármore, café, pó de ouro e de prata e pigmentos como canela, urucum e carvão para executar suas telas, coerentes com uma linguagem pictórica moderna e eficaz, e procede segura, fortalecida pelos pressupostos positivos de sua temática que evidência com particular técnica, acessível até mesmo a todos que têm reticências com a arte contemporânea.

As paisagens e os animais rupestres constituem um chamamento perene ao nosso passado longínquo, chamamento esse que se realiza nas ¨visões¨ ambientadas em nosso subconsciente. Mas o que conta é a afetividade, o amor que Maria Luiza Lavarello coloca em suas obras, como por exemplo em ¨Gruta Azul¨ e ¨Bizão Rupestre¨, doadas ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.



A ARTISTA

Lavarello, nome artístico de Maria Luiza Bastos Lavarello, nasceu em Rio Verde (GO), em 1945, e viveu em São Paulo desde criança. Em 1980 realizou diversos cursos em grupos privados sobre pintura em cerâmica e madeira, iniciando-se, a partir de então, nas artes plásticas.

Nesses anos de trabalho estudou formas, cores e técnicas sobre vários materiais como pastel seco, pastel oleoso, carvão, óleo sobre tela, acrílico e técnica mista. Em seguida passou a freqüentar escolas e ateliers de pintura a óleo, recebendo orientação de renomados artistas plásticos daqui e do exterior, como Naira Cíoti.

A partir de 1992 centralizou suas atividades de estudos e pesquisas nas áreas de arte contemporânea em grupos de novos talentos participando e fazendo seminários. Desde então passou a fazer pesquisa sobre arte rupestre, visitando grutas e cavernas no Brasil, França e Espanha.

Participou de inúmeras exposições coletivas e individuais, destacando-se entre elas XII Salão de Artes das Faculdades São Judas Tadeu (SP); Galeria de Arte Yara Silveira (SP); III Salão de Inverno de Artes Plásticas (Mairiporã/SP); Mostra da Independência (Santo André/SP); Galeria Lygia Jafet Bureau D'Art (SP); Galeria de Arte Mali Villas Boas (SP); VI Exposição Arte & Cor Industrial (Centro Cultural Vergueiro/SP); Galeria Canto das Artes (Shopping D&D/SP); Pinacoteca Gafrée & Guinle - Pequenas Grandes Obras; Casa da Fazenda do Morumbi (SP); Exposição de Inverno de Campos do Jordão; Lúcio Rodrigues Gallery Inter ( Design Centre/Miami); VASP Art Gallery (Los Angeles/Califórnia); ABACH (Miami/Flórida); Talentos & Imagens Brasileiras (Hannower/Alemanha e Atenas/Grécia).

Recebeu numerosas distinções, medalhas e troféus em salões, academias e concursos.

alesp