Palestra sobre qualificação profissional


02/03/2010 16:13

Compartilhar:

Donisete faz palestra em congresso organizado pelo Instituto Tiradentes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/DONISETECONGRESSO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Donisete Braga (PT) fez palestra na tarde desta sexta-feira, 26/2, em São Paulo, sobre as atuais políticas de qualificação de jovens e adultos no 30º Congresso Brasileiro de Prefeitos, Vices, Secretários e Assessores Municipais, organizado pelo Instituto Tiradentes. Mais de 150 autoridades participaram do congresso, que teve no período da manhã palestra do líder do governo Lula no Congresso, deputado federal Cândido Vaccarezza (PT), que abordou a política do pré-sal.

Usando um data-show e se valendo de muitos dados, o deputado Donisete Braga mostrou que as políticas de qualificação, hoje bandeira do governo federal, foram relegadas ao segundo plano até 1990. Em 1995 o governo de FHC, segundo ele, criou o Plano Nacional de Qualificação (Planfor), com ênfase na alfabetização. "Eram políticas compensatórias", disse. Em 2003 o governo Lula introduziu o Plano Nacional de Qualificação Profissional (PNQ). "Mais de 790 mil trabalhadores passaram pelos cursos", disse. Para ele, um país em desenvolvimento necessita de trabalhadores qualificados.

"Não estamos apenas "educando para o trabalho", como faziam antigamente. Agora o governo Lula oferece qualificação social e profissional, um processo educativo que permite a inserção e a atuação no mundo do trabalho com cidadania", disse ele à platéia. Informou que a meta federal é investir R$ 319,9 milhões nos Planos Setoriais de Qualificação Profissional em todo o país, em parceria com prefeituras, sindicatos, empresas,entidades, etc.



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp