Atividade física estimula autonomia da população idosa

Seminário Esporte, Atividade Física e Saúde
12/04/2011 18:10

Compartilhar:

Marília Verlardi,  professora da USP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2011/SeminarioEsporteMariliaVelardiROB.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Convidada para palestrar no seminário Esporte, Atividade Física e Saúde, a professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), Marília Verlardi, abordou temas referentes à saúde do idoso e a sua autonomia. "O sentido de autonomia é algo menos relacionado à funcionalidade e mais ligado ao senso de humanidade", iniciou Marília, ao explicar que ser autônomo é ser capaz de gerir sua própria vida.

A palestrante contou suas experiências com idosos e como eles lidam com as dificuldades que os impedem de ter uma rotina de exercícios físicos. Ela se lembrou do caso de uma senhora que não fazia nenhum tipo de exercício físico devido às suas atividades cotidianas, como cuidar da casa, que acabavam tomando seu tempo.

Marília afirmou que essa é uma das dificuldades que o profissional enfrenta: convencer essa faixa etária da importância de se exercitar, evitando, entre outros, problemas cardiovasculares. "Temos que levar os idosos a participarem de novas experiências e a aprenderem coisas novas, seja no campo das artes ou da atividade física. Esse leque de oportunidades é algo que ajuda a estimular a autonomia dessas pessoas", concluiu.



Marília Verlardi: profissional tem de convencer os idosos sobre a importância do exercício físico

alesp