Programa Cidadania no Ar debate direitos da mulher


11/03/2008 17:30

Compartilhar:

Ana Perugini durante palestra sobre a mulher<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/PERUGINI  Direitos da mulher.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Neste mês de março, dedicado às mulheres, a deputada Ana Perugini (PT) mantém uma agenda extensa de encontros, reuniões e palestras para discutir a mulher na sociedade e os direitos conquistados. Nesta sexta-feira, 14/3, ela grava o programa Cidadania no Ar, ao lado da presidente da OAB-Campinas, Teresa Doro, na TV Século 21. Na pauta, a deputada vai falar sobre trabalho, filhos, direitos, violência doméstica e legislação.

Ana, que coordena a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres na Assembléia Legislativa, levou a questão para a cidade de Salto, no dia 4/3, na abertura das atividades da Semana da Mulher. No dia seguinte, ela palestrou durante sessão solene da Câmara Municipal de Osasco e falou sobre o assunto em evento especial do Sindicato da Saúde de São Paulo.

No Dia Internacional da Mulher, a deputada participou de caminhada promovida pela Prefeitura de Hortolândia e falou em evento na Câmara Municipal da mesma cidade. A parlamentar palestrou também para militantes do PT de Hortolândia e Monte Mor.

Para a deputada, a mulher ainda tem muito a conquistar não só em direitos como na sociedade, na família e no trabalho. Ela lembrou que, segundo a ONU, 70% das mulheres assassinadas no mundo foram vítimas de seus parceiros, o que comprova a necessidade do combate à violência doméstica. "Cada vez mais evoluímos no sentido de garantir não só a igualdade entre homens e mulheres perante as leis, mas o respeito às diferenças no dia-a-dia. Somos organizados em sociedade, temos uma ordem e as leis também estão evoluindo. Se a Constituição nos garante os mesmos direitos e obrigações, o Código Civil também já evoluiu e para aqueles que teimam não acreditar nisso, conquistamos a Lei Federal 11.340, a Lei Maria da Penha que acabou com esse negócio de amenizar a pena para o homem que agride a parceira", afirmou a deputada em entrevista concedida a um jornal da região de Campinas.

A criação da frente é mais um instrumento para abordar o preconceito e a violência que muitas mulheres sofrem no Brasil. Por meio de encontros e audiências, Ana Perugini explica os ganhos trazidos com a implantação da Lei Maria da Penha. Em sua fala, a deputada critica ainda o estereótipo criado para a mulher moderna - jornada tripla (trabalho, família e estudos). "Uma concepção que deve ser combatida, uma vez que o homem também deve assumir sua responsabilidade dentro da família. É preciso levar em consideração que trabalhar fora há muito tempo deixou de ser uma questão de opção e, sim, de necessidade familiar", adverte.



aperugini@al.sp.gov.br

alesp