Morre Nelson Pereira, ex-presidente da Assembléia


05/11/2003 19:43

Compartilhar:

Deputado Nelson Pereira, ex-presidente da Assembléia Legislativa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/NelsonPereira.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

O deputado Nelson Pereira, ex-presidente da Assembléia Legislativa, morreu às 5h da desta quarta-feira, 5/11, de falência múltipla dos órgãos. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein. O corpo foi velado no Hall Monumental da Assembléia Legislativa, de onde saiu, às 16h, para sepultamento no cemitério do Araçá.

Nelson Pereira foi deputado estadual por dois mandatos seguidos, de 1963 a 1971, eleito primeiro pela UDN e depois pela Arena. Presidiu a Assembléia Legislativa de 12 de março de 1967 a 1º de junho de 1970. Durante esse período, o Parlamento paulista mudou do Palácio das Indústrias - atualmente ocupado pela prefeitura de São Paulo - para a atual sede, o Palácio 9 de Julho, inaugurado em 25 de janeiro de 1968.

Também durante sua gestão na Presidência, a Assembléia foi colocada em recesso pelo Ato Complementar 47, de fevereiro de 1969, do governo federal, com base no Ato Institucional nº 5 (AI-5). O Brasil começava a viver, sob a presidência do marechal Artur Costa e Silva, os chamados "anos de chumbo". O Parlamento paulista permaneceu fechado até maio de 1970. Também por força de ato complementar federal, Nelson Pereira e os demais membros da Mesa Diretora tiveram seus mandatos prorrogados. Reaberto o Legislativo, Nelson Pereira convocou eleições para a nova Mesa Diretora e encerrou seu mandato como presidente em 1º de junho de 1970.

Industrial e advogado formado pela Faculdade do Largo de São Francisco em 1947, Nelson Agostinho de Cápua Pereira nasceu em São Paulo, em 14 de dezembro de 1924. Foi conselheiro do Senai, diretor da Vemag Veículos e Máquinas Agrícolas, diretor-secretário da Associação Comercial de São Paulo (1962-1964), conselheiro da Associação Comercial de São Paulo (1964-1968), diretor da Century Empreendimentos e diretor da Secretaria de Obras de São Paulo, diretor do Banco Novo Mundo, vice-presidente da Novo Mundo Investimentos, presidente da Novo Mundo S/A, presidente da Gráfica Piratininga, presidente da Dornel Importação e Exportação, diretor da Novo Mundo de Seguros Gerais, diretor da Soberana Agroindustrial, diretor da Empreendimentos Agroindustriais S/A, diretor da Novo Mundo Cia. de Seguros Gerais, diretor do IDORT - Instituto Racional do Trabalho, diretor Administrativo da Ultrafertil (1985-1990), presidente do Rotary Norte, e diretor financeiro da Companhia de Processamento de Dados do Município de Paulo (Prodam).

Era filho de Seraphim Gonçalves Pereira e de Concilia De Cápua Pereira. Foi casado com Doris Azevedo Pereira, com quem teve duas filhas, Regina e Cristina. Deixa genro e netos.

alesp