Deputado Caramez aborda Lei Seca na Tv Assembléia


27/11/2002 19:51

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

A Lei Seca em vigor em vários municípios da Região Oeste da Grande São Paulo foi tema do programa Questão de Ordem, que será transmitido na próxima terça-feira, 3/11, na TV Assembléia, com a participação do deputado João Caramez, que defendeu a proposta da proibição e comercialização de bebidas alcoólicas após às 23 horas, e do presidente do Sindicato dos Bares e Restaurantes do Estado de São Paulo, Percival Maricato, que enfrenta dificuldades com lei.

O programa vai mostrar a polêmica causada pelo fechamento dos estabelecimentos que comercializam irregularmente bebidas alcoólicas após o horário estipulado na lei e a dificuldade para fiscalizar tantos estabelecimentos. No caso da Capital, enfrenta-se ainda muita crítica por parte dos comerciantes e freqüentadores dos bares.

O deputado João Caramez expôs os motivos que levaram Itapevi a adotar a lei e a causa da aprovação por parte da população. Segundo o pparlamentar, a medida adotada pelas cidades da região visa contribuir para a diminuição do alto índice de violência provocado pelo álcool.

Para o presidente do Sindicato dos Bares e Restaurantes, a lei é repressiva e prejudicial para o comércio, fere os direitos constitucionais do cidadão e provoca desemprego, uma vez que muitos comerciantes da Capital, em função de a multa ser elevada, fecham as portas e demitem funcionários.

João Caramez defendeu o fato de que o comerciante que trabalha dentro da lei não enfrenta problemas com a fiscalização e somente aqueles que não cumprem a legislação estão sendo punidos. "A questão do álcool é séria e somente com medidas punitivas é que as pessoas passam a se conscientizar do grave problema", afirmou. O deputado disse ainda que a partir do momento em que cada individuo dá a sua contribuição para diminuir a violência, pode-se contar com a possibilidade de cidades com melhor qualidade de vida.

alesp