Trem-bala é tema de debate em Caçapava e Cruzeiro


10/12/2009 18:55

Compartilhar:

Vereadores de Cruzeiro, Roberto Davi (centro) e Carlinhos (penúltimo à dir.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2009/CARLINHOS1TREMBALA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A convite do deputado Carlinhos Almeida (PT), da vereadora Ana Paula (PT), de Caçapava, e da Prefeitura de Cruzeiro, o gerente do projeto do Trem de Alta Velocidade (TAV) da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Roberto Dias David, fez apresentação, nestas cidades, desse moderno, rápido e eficiente meio de transporte ferroviário. Também esclareceu dúvidas sobre o edital de licitação que será divulgado na próxima semana e definirá em maio de 2010 o consórcio vencedor por meio de leilão.

Na cidade de Caçapava a apresentação aconteceu na Câmara Municipal e contou com a presença dos dez vereadores da cidade e do prefeito de Potim, Benito Carlos Thomaz, entre outras lideranças políticas. Em Cruzeiro, onde o convite ao gerente do projeto do TAV foi feito pelo vice-prefeito Mário Notharangeli (PT) e Secretaria de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura, o encontro foi realizado no SESI CAT. Participaram, entre outros, a prefeita Ana Karin (PR), lideranças e empresários da cidade. As apresentações foram realizadas no dia 4/12. Havia representantes da Amsted Maxion, antiga Fábrica Nacional de Vagões (FNV), principal indústria da cidade apontada por estudos como uma das possíveis indústrias beneficiadas pela transferência de tecnologia, conforme defende o governo federal.

De acordo com o gerente do TAV, o projeto colocará o Brasil entre as principais nações do mundo em termos de transporte de passageiros. Afirmou que o trem-bala é moderno, seguro, eficiente, altamente regular e tem baixo impacto ambiental. Acrescenta que além de gerar milhares de empregos diretos e indiretos, o trem contribuirá para reduzir o número de acidentes em rodovias e os níveis de congestionamento.

Carlinhos Almeida, por sua vez, destacou o momento que o Brasil vive, propício para a implantação do trem-bala. "Acredito na concretização deste projeto porque o Brasil vive uma nova etapa de desenvolvimento, com economia muito mais forte do que nas outras ocasiões em que este projeto foi vislumbrado. Além disso, o governo do presidente Lula está decidido a realizar a obra."



carlinhos@carlinhos.org

alesp