Militantes da Baixada apóiam candidatura de José Eduardo Cardozo ao Senado
DA ASSESSORIA
Militantes petistas expressaram claramente o desejo de que o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, José Eduardo Cardozo, saia candidato a uma vaga ao Senado Federal. As manifestações de apoio foram feitas durante encontro promovido pela deputada Maria Lúcia Prandi (PT), que articulou a ida de Cardozo a Santos, na noite de segunda-feira, 10/9, para uma conversa sobre conjuntura política, eleições diretas no PT e eleições de 2002.
Participaram do encontro a deputada federal Telma de Souza (PT), os vereadores Suely Morgado, Fausto Figueira (PT-Santos) e Onira Bertioli (PT-Peruíbe), além de representantes de todos os municípios da Baixada Santista, sindicalistas e organizações não-governamentais. Eleito vereador da Capital com mais de 230 mil votos e transformado em símbolo do combate à corrupção na Câmara de São Paulo, Cardozo é reconhecido como um dos maiores expoentes do PT na atualidade.
Embora não tenha descartado a candidatura ao Senado, Cardozo afirmou que não fará enfrentamentos internos para conseguir a legenda. Ele referiu-se à candidatura já colocada do deputado federal Aloísio Mercadante, mas deixou claro que aceitará compor a chapa do partido ao Senado, já que são duas as vagas para São Paulo.
Internamente, as discussões se dividem em dois grupos: para um deles, duas candidaturas fortes podem inviabilizar ambas; já o outro argumenta que, com dois candidatos fortes, o PT tem potencial para conquistar as duas vagas. Ocuparia, assim, três cadeiras no Senado, já que o senador Eduardo Suplicy ainda tem quatro anos de mandato.
Eduardo Cardozo está entre os que confiam que o PT possa eleger dois senadores em 2002 e afirmou que uma vitória de Lula "teria proporções fantasticamente postas para a história". Sobre a rígida oposição que Lula enfrentaria, admitiu que forças poderosas se alinhariam contra, mas destacou que "os riscos têm de ser vividos até as últimas conseqüências". Afirmou, ainda, que a esquerda da América Latina está na expectativa da vitória de Lula como símbolo de uma virada histórica na política latino-americana.
A deputada Maria Lúcia Prandi entende que a candidatura de José Eduardo Cardozo, juntamente com Aluísio Mercadante, serviria para alavancar a candidatura de José Genoíno ao governo de São Paulo e de Lula à presidência. "O PT tem propostas e competência para transformar o nosso Estado e o nosso País e fortalecer no Senado a prática ética da política", conclui Prandi.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações