A expressão artística de Fernando Pasini no limite entre futurismo e realismo fantástico

Acervo Artístico: Emanuel von Lauenstein Massarani
18/11/2004 14:00

Compartilhar:

Clique para ver a imagem " alt=""Cosmos", doada ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho Clique para ver a imagem "> Fernando Pasini<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Fernando Pasini.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A pintura de Fernando Pasini parece não possuir ainda uma etiqueta. O que é bom. Suas obras incluem uma certa denúncia: visões fantásticas, paisagens espaciais e imaginárias, figuração de conceitos científicos. Este é o universo que o artista recupera por meio das expressões visuais pouco comuns que sabem reevocar a poética fronteira de um realismo fantástico.

Nas obras de Fernando Pasini as dimensões e os suportes se transformam em entidade metafísica, uma mágica aproximação e sobreposição de valores cromáticos. Pintura empenhada tanto sobre o plano estilístico, quanto humano e cultural.

A continua ansiedade de pesquisa o demonstra, como também a fidelidade aos próprios cânones estéticos, que o transformam em testemunha de nossa época. Seu discurso parece estruturar-se em termos diferentes a uma pesquisa direcionada à conquista de uma nova fenomenologia da imagem.

Elas constituem emblemáticas seqüências de uma realidade desvinculada de um direto chamamento naturalístico que, sobre o horizonte de céus sem tempo, carregando uma linguagem impregnada de simbolismo, evocam, na sua dinâmica, os sinais de um reencontrado futurismo antiplástico.

Na obra "Cosmos", doada ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, Fernando Pasini se projeta nas profundidades siderais, no éter infinito, para evadir da vida cotidiana ou para estabelecer uma conexão entre o conhecido e o desconhecido, entre as coisas que estão ao nosso lado e os mundos maravilhosos que rolam nos espaços sem confins.

O Artista

Fernando Pasini nasceu em São Paulo, em 1964. Formou-se em desenho publicitário pelo Colégio Salete, SP (1981) e arquitetura e urbanismo na Universidade de Guarulhos, SP (1986). Realizou cursos de desenho de perspectiva para arquitetura na Escola Pirâmide, SP (1985); desenho artístico no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo (1985); paisagismo e interiores no Centro de Artes de São Paulo (1986) e computação gráfica USP (1987).

Participou de diversas exposições individuais e coletivas, destacando-se: 3º Contempoarte, Museu da Imagem e do Som, SP; Espaço Off , SP (1988); Galeria de Arte Blue Life, SP (1989); Galeria de Arte do SESI, SP (1990); Espaço Cultural da Club, SP; Espaço Cultural Roset, (1992); Espaço Cultural Yasmin, SP (1993); Espaço Cultural TIL, SP (1994); Espaço Cultural Thara, SP (1995); Happening in Cidade Jardim, SP (1997); I Mostra de Tapetes Autorais, SP (1999); Espaço Cultural da Varig, Aeroporto de Cumbica, SP; Espaço Cultural da Target, Aeroporto de Congonhas, SP (2000); Galeria Luis Caribe, SP; Galeria Ponto das Artes, SP; Embaixada Brasileira em El Salvador (2002) e International Art Competition, Nafa, Viena, Áustria (2004).

Recebeu inúmeros prêmios entre eles o de Artista Revelação, Espaço Cultural Aricanduva, SP (2003); Medalha de Ouro no IX Concurso de Artes Livre, Saint Germain, SP (2003); Prêmio Originalidade, Canadá Best Art Show, Ontário, Canadá (2004).

O artista possui obras em acervos particulares e oficiais no Brasil, Itália, Espanha, Portugal, Chile, Argentina, El Salvador, Estados Unidos e na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

alesp