Deputado propõe seguro de vida para policiais por morte ou invalidez fora do horário de serviço


25/04/2007 17:48

Compartilhar:

Deputado Fernando Capez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Fernando Capez (15).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi publicado no dia 21/4, no Diário Oficial do Poder Legislativo, o primeiro projeto de lei de autoria do deputado Fernando Capez (PSDB), o PL 351/07. A proposta é a criação de um seguro de vida para policiais civis e militares para casos de morte ou invalidez durante o cumprimento do dever ou em razão da função, ainda que fora do horário de serviço.

O projeto prevê que o seguro será pago pelo Estado, abrangendo os seguintes casos: morte acidental e invalidez permanente total ou parcial. Prevê ainda a instituição do auxílio-cesta básica e do auxílio-educação.

De acordo com a justificativa do projeto, já existe um convênio firmado com a Secretaria da Segurança Pública e a Companhia de Seguros do Estado de São Paulo (Cosesp). Esse seguro, porém, somente abrange a hipótese de morte ou invalidez do policial que estiver no horário de escala de serviço.

O deputado pondera, no entanto, que o policial é um agente público que tem a obrigação legal de defender a sociedade mesmo fora do horário de serviço. "Ser policial é ser policial durante 24 horas, não podendo alegar a folga para deixar de atender uma eventual ocorrência, pois, caso isso aconteça, poderá responder pelos crime de prevaricação ou até mesmo pelo crime ocorrido, conforme preconiza o artigo 13, § 2.º, alínea a, do Código Penal", argumenta.

Capez destacou que o policial, como defensor da sociedade, está muito mais exposto às situações de perigo, as quais, muitas vezes, resultam em sua morte ou invalidez.

fcapez@al.sp.gov.br

alesp